Chris standing up holding his daughter Elva

Uma das novidades apresentadas no primeiro encontro da Rede Alumni do Transporte, nesta quarta-feira (29), na sede do Sistema CNT, em Brasília (DF), foi a primeira edição do Prêmio Inova Transporte, promovido pela CNT, SEST SENAT e ITL, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de alta qualidade e reconhecer as melhores soluções implementadas nas empresas de transporte.

Candidataram-se à premiação os alunos que tiveram seus trabalhos de conclusão de curso apresentados e aprovados até dezembro de 2022. Em média, 61% dos projetos dos cursos do ITL são utilizados nas empresas transportadoras. Ao todo, cinco projetos foram premiados e receberam um troféu de reconhecimento pelo trabalho concretizado. Entre os vencedores foi escolhido um destaque, que recebeu um prêmio especial: a inscrição no Study Trip, no módulo internacional, que será realizado pela Fundação Dom Cabral entre 2023 e 2024.

Esse destaque foi para o projeto “Modelo colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro”. O trabalho trouxe o estudo de um modelo que promoveu a geração de valor para empresas do setor metroferroviário e que oportunizou uma dinâmica de modelos entre as organizações CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), METRO, MRS, VLI e Rumo, no universo de compartilhamento de serviços, de ativos, no intercâmbio de conhecimento e na gestão de suprimentos.

Os critérios utilizados para definir os projetos vencedores foram: relevância para o setor de transporte; relevância para a empresa transportadora; status da implantação; resultados gerados financeiros e não financeiros; relevância para a sociedade e multimodalidade.

Conheça os projetos aplicativos vencedores do Prêmio Inova Transporte

Aéreo

Embry-Riddle – Turma 06 – São Paulo (SP)

Ano da formatura: 2022

Concept of free route in Brazilian airspace (Conceito de rota livre no espaço aéreo brasileiro)

O projeto estudou os benefícios do conceito de FRA (Free Route Airspace, em tradução, Espaço Aéreo de Rota Livre) para os stakeholders da aviação. O modelo já foi implementado pelo Eurocontrol em aproximadamente três quartos do espaço aéreo Europeu. O FRA tem se mostrado eficiente, trazendo benefícios para as companhias aéreas, como redução do tempo de voo, da distância de voo e do consumo de combustível. A iniciativa tem impacto na redução de emissões de CO2 na atmosfera e está alinhada com o compromisso que as companhias aéreas assinaram de reduzir e neutralizar as emissões de CO2 até 2050. 

Aquaviário

STC Internacional (Shipping and Transport College) – Turma 01 – Brasília (DF)

Ano da formatura: 2022

Otimização e aumento de capacidade para exportação de grãos no Porto de Santarém (PA)

O trabalho apresentou um diagnóstico para o aumento da eficiência do Porto de Santarém, na cadeia de exportação da soja e milho, considerando a logística multimodal e papel estratégico do Porto junto às comunidades, meio ambiente, autoridades e agentes privados. A abordagem metodológica foi baseada na análise de dados públicos quantificando volume exportado e custos logísticos. Além disso, foi realizada análise qualitativa, sendo que, para a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas estruturadas; análise de documentos; e observação direta, com a posterior utilização da técnica de análise de conteúdo para avaliação dos dados. 

Ferroviário

Curso de Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) – Turma 51 – São Paulo (SP)

Ano da formatura: 2022

Modelo Colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro

O trabalho apresenta o estudo de um modelo colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro, que oportunizou uma dinâmica de modelos colaborativos entre as organizações CPTM, METRO, MRS, VLI e RUMO no universo de compartilhamento de Serviços, de Ativos, no Intercâmbio de Conhecimento e na Gestão de Suprimentos. Teve o intuito de incentivar a promoção da partilha de ações, benefícios e soluções convergentes entre os interesses comuns das organizações, tornando-as mais estratégicas, dinâmicas e competitivas perante o mercado, impactando principalmente na redução de custos. Tais condições foram postas para a avaliação de importantes stakeholders especialistas do modal sobre trilhos através de entrevistas. 

Passageiros

Curso de Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) – Turma 11 – Curitiba (PR)

Ano da formatura: 2017

Gestão de manutenção de frota de veículos

Trabalho em manutenção de frota voltado à otimização e eficiência total da mão de obra da oficina, com a possibilidade de uma avaliação através da responsabilidade objetiva, desde a aplicação do serviço até a produtividade e disponibilidade do veículo. O projeto preconiza a responsabilização do colaborador da área por tudo que ele faz em sua frota tendo rastreabilidade dos seus serviços e principalmente o compromisso de executar com perfeição suas tarefas.

Cargas

Curso de Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) – Turma 48 – Florianópolis (SC)

Ano da formatura: 2022

Estudo sobre a utilização de veículos elétricos nas operações de last mile para entregas, coletas e substituição de máquinas de cartão

O estudo teve o objetivo de contribuir para a redução da emissão de GEE (gases do efeito estufa) no transporte rodoviário e municipal de cargas, nas operações que suportam as atividades de coleta, entrega e substituição de máquinas de cartão de crédito e débito utilizadas como meios de pagamento. Mostrou também que o investimento na renovação da frota sustentável trará ganhos financeiros e alinhamento total das operações no Brasil, com agressivas metas globais da empresa fruto do estudo que vai até 2040 lançadas no seu plano ESG. 

Operador Logístico

Curso de Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) – Turma 51 – São Paulo (SP)

Ano da formatura: 2022

Modelo de eficiência para o processo logístico de transporte de fármacos no Brasil

A concepção do projeto propôs soluções para melhorias na eficiência do transporte intermodal na cadeia de abastecimento de fármacos no Brasil.  O projeto partiu da necessidade do mercado se adequar às novas regulamentações que regem as boas práticas de movimentação e transporte do fármaco, tendo seu processo acelerado com chegada da pandemia da covid-19, em que toda uma organização se fez necessária para a distribuição de medicamentos pelo Brasil, principalmente as vacinas. Neste cenário, o setor se deparou com novas regulações e atualizações de outras já existentes. Essa nova demanda forçou rever os processos quanto à produtividade e eficiência, analisando soluções tecnológicas e convencionais para promover a maximização da utilização das rotas, das prestações de serviços e do transporte. 

Confira na íntegra os projetos vencedores e outros no Repositório Digital do ITL

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