O setor de transporte passa por diversas mudanças. A nova legislação do transporte de passageiros em trâmite no Poder Legislativo, o crescente uso de novas tecnologias para gerar inovação, as exigências ambientais e a integração entre modais para a redução do tempo de viagem são alguns dos desafios enfrentados pelos transportadores atualmente. Para fomentar o debate entre o empresariado local, a Fepasc (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e de Santa Catarina) realizou o evento Tendências 2024, nessa quarta-feira (25), em Curitiba (PR).
As iniciativas do SEST SENAT foram destaque no evento pelo caráter vanguardista que a instituição tem assumido. Nos últimos anos, o SEST SENAT tem realizado eventos e missões internacionais para fomentar o debate sobre o futuro do transporte, com foco em novas tecnologias, inovação e ESG (Environmental, Social and Governance). O objetivo dessas ações é garantir que os empresários do setor estejam sempre à frente quando o assunto é tendência de mercado.
O Sistema Transporte apoiou a iniciativa e foi representado no encontro pela assessora-chefe jurídica interina do SEST SENAT, Carolina Boaventura; pela gestora nacional do Despoluir (Programa Ambiental do Transporte), cuja iniciativa é do SEST SENAT e da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Daniela Fraga; pelo presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Paraná, Sérgio Malucelli, entre outras lideranças, presidentes de federações e gestores de unidades operacionais.
Segundo o presidente da Fepasc, Felipe Busnardo Gulin, os temas abordados no evento exigem uma rápida adaptação das empresas: “Estamos passando por uma fase de profundas transformações no cenário nacional, que vão das mudanças de hábitos do nosso cliente à transição energética. Sobreviver e crescer nesse cenário dependem da correta leitura de aspectos muito distintos. Isso traduz a importância de debatermos tais temas”, comenta.
Essa é a quarta edição do evento Tendências 2024 e reuniu palestras e painéis sobre temas imprescindíveis para quem está à frente da tomada de decisões estratégicas para o setor transportador. O encontro trouxe os panoramas econômico e político para o próximo ano. Roberto Dumas, economista conhecido nacionalmente e com longa trajetória nos mercados financeiros doméstico e internacional, ministrou uma palestra sobre o tema "2024: Tendências Políticas e Econômicas".