O Sistema Transporte e a Boeing, a maior fabricante de aviões do mundo, se reuniram, nessa quinta-feira (27), para tratar de um tema de interesse comum: o aumento da sustentabilidade no setor de transporte, com foco no modal aéreo.

No encontro virtual, o diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Bruno Batista, e o diretor de Sustentabilidade para a América Latina da Boeing, Otávio Cavalett, conversaram sobre inciativas voltadas ao alcance desse objetivo.

Entre as ações consideradas prioritárias para reduzir a zero as emissões líquidas de gases poluentes até o ano de 2050, Cavalett citou o SAF (combustível sustentável de aviação). Produzido a partir de matérias-primas renováveis, como a biomassa, ele é considerado uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, podendo ser obtido por meio do refino de algas, resíduos agrícolas, óleo de cozinha, entre outros.

Nesse sentido, ele também ressaltou o potencial do Brasil para a produção do SAF por meio de rotas de hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal e transformação do álcool para combustível de aviação, chamado de ATJ (alcohol to jet), que converte o etanol em bioquerosene de aviação.

Cavalett disse que a Boeing aposta, ainda, em iniciativas para melhorar a eficiência das operações, como a fabricação de aviões mais modernos e a compensação de créditos de carbono.

Bruno Batista, por sua vez, apresentou o que o Sistema Transporte tem trabalhado em prol de um setor transportador mais sustentável. Nesse sentido, ele destacou a série CNT Energia no Transporte, que busca disseminar conhecimentos sobre diferentes fontes energéticas que podem ser utilizadas no transporte, bem como afirmou que a Confederação fará análises sobre a sustentabilidade no setor aéreo.