O direito de ir e vir das pessoas está expresso no artigo 5º da Constituição Federal, mas a deficiência na mobilidade das cidades representa uma real ameaça. Sem transporte adequado, a população fica impedida de se locomover para o trabalho, para o lazer e para resolver suas questões do cotidiano.

Alinhada com esse debate, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) realizará o 8º Fórum CNT de Debates, cujo tema será Mobilidade Urbana Sustentável. Segundo os organizadores, a discussão vai além da questão ambiental, pois envolve também as ações efetivas e viáveis economicamente para municípios, empresas e usuários.

“Precisamos investir no transporte coletivo rodoviário e por trilhos e acreditar neles como modelos viáveis e sustentáveis. A eficiência da sustentabilidade está na integração dos modos, faixas exclusivas, uso das tecnologias da informação, micromobilidade, entre outras soluções”, destaca o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza.

Valter Souza explica que muito se fala em eletrificação das frotas de ônibus ou do uso de combustíveis verdes, mas pouco se debate acerca da operacionalização, da eficácia de tais medidas. “Estamos em ano de eleições municipais, então este será um assunto fundamental para quem for pleitear um cargo eletivo em outubro. Convidamos esses candidatos para se juntar ao nosso debate, juntamente com as empresas do transporte, as autoridades e o usuários na busca por soluções”, conclui o diretor da CNT.

Inscrições abertas

A programação contará com dois painéis: um para debater os desafios da implementação de um sistema sustentável de mobilidade nas cidades; e outro sobre o novo marco legal do transporte público coletivo.

O 8° Fórum CNT de Debates será realizado em formato híbrido, com transmissão via internet, pelo canal da CNT no YouTube, ao longo de uma manhã inteira. A organização espera reunir mais de 700 participantes, sendo 200 no modelo presencial e 500 na modalidade online.

As inscrições já estão abertas para todos os interessados. Ao preencher e enviar o formulário, a participação será automaticamente confirmada na modalidade online. Para o presencial, será necessário aguardar a análise da equipe da CNT.

8º Fórum CNT de Debates – Mobilidade Urbana Sustentável

Data: 9 de julho de 2024
Hora: 9h às 13h
Transmissão: Canal da CNT no YouTube