Começou nesta terça-feira (22), em São Paulo, a Intermodal South America 2025, o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Reunindo mais de 550 marcas expositoras e profissionais de mais de 90 países, a feira segue até o dia 24 de abril com uma programação intensa voltada para negócios, networking e debates sobre as principais tendências do setor.
O Sistema Transporte participa da Intermodal reforçando seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a eficiência logística e a multimodalidade. Durante a cerimônia de abertura, o presidente Vander Costa destacou a relevância da integração entre os modais como vetor de desenvolvimento nacional.
“A capacidade de conectar os diferentes modais de transporte é essencial para aumentar a competitividade, reduzir custos e promover uma logística mais sustentável. A Intermodal é um espaço estratégico para discutirmos esse futuro integrado que o Brasil precisa construir”, afirmou Vander Costa.
Ele também ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura, lembrando que, embora os aportes nos últimos dois anos tenham superado a média da última década, o volume de recursos públicos ainda está aquém das necessidades do país. “É fundamental ampliar os investimentos estratégicos, garantir previsibilidade orçamentária e atrair a participação do setor privado. Programas de concessão de rodovias e hidrovias são exemplos positivos que precisam ser ampliados”, completou.
Também participaram da abertura Mariana Pescatori, ministra substituta de Portos e Aeroportos; George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes; Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos; Flávia Takafashi, diretora-geral substituta da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários); Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo; Pedro Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística); Marcella Cunha, diretora executiva da Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos); Jesualdo Conceição da Silva, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); Bayard Umbuzeiro Filho, presidente da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados); Elber Alves Justo, diretor-presidente da MSC; e Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor do Núcleo de Infraestrutura da Informa Markets Latam.
Um dos principais destaques da cerimônia de abertura da Intermodal 2025 foi o lançamento oficial da Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, espaço idealizado pelo Sistema Transporte para promover o diálogo entre os setores público, privado e a sociedade durante a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Projetada para funcionar de forma complementar às Blue e Green Zones da COP, a Estação reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções concretas voltadas à descarbonização do setor transportador. O espaço terá painéis de alto nível, rodadas de negócios, experiências imersivas e atrações culturais, sempre com foco em transição energética, inovação, infraestrutura resiliente e financiamento verde.
Durante o lançamento, o Sistema Transporte assinou três importantes acordos de cooperação técnica que garantirão a realização da Estação: com o Ministério dos Transportes e com o Ministério de Portos e Aeroportos, que atuarão como correalizadores do projeto; e com o Pacto Global da ONU, que oferecerá apoio institucional à iniciativa.
“Com a Estação do Desenvolvimento, queremos impulsionar um debate estratégico sobre o futuro sustentável do transporte. A participação de ministérios e organizações como o Pacto Global demonstra a força dessa construção coletiva em favor de uma logística mais verde e inclusiva”, destacou Vander Costa.
A programação da Intermodal também conta com o 3º Interlog Summit, congresso técnico realizado paralelamente à feira. O diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, participou do painel Colaboração Setores Público-Privado: Construindo uma Agenda Positiva para a Infraestrutura e Transporte.
O debate reuniu autoridades e especialistas para discutir os desafios e caminhos para o fortalecimento da logística nacional. Entre os temas abordados, estiveram segurança jurídica, licenciamento ambiental, captação de investimentos, sustentabilidade e transição energética.
“É essencial que o setor público amplie os investimentos com planejamento de longo prazo, desburocratização e previsibilidade. Ao mesmo tempo, o setor privado precisa de um ambiente regulatório estável, com incentivos adequados para modernizar e expandir a infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas”, afirmou Valter Souza.
O consultor Bruno Batista participou da programação do Interlog Summit, com a apresentação do livro A logística no e-commerce brasileiro: do clique à entrega – análise e perspectivas do setor de transporte no comércio digital, escrito em conjunto por Bruno Batista, consultor da CNT; Tiago Veras, gerente executivo de Desenvolvimento do Transporte da CNT; e os especialistas Elaine Radel e Felipe Amaral.
Em sua fala, Bruno Batista destacou os principais achados da obra, que tem como propósito mapear a atuação da logística e do transporte na cadeia do comércio eletrônico e oferecer subsídios qualificados para o aprimoramento do setor.
A publicação investiga os bastidores do e-commerce, analisando o que ocorre após o clique do consumidor. Revela como o comércio eletrônico remodelou a dinâmica de atendimento ao cliente, com impactos diretos na organização logística e nas estratégias de transporte. O livro também mostra como o setor respondeu aos desafios impostos pelos últimos anos – como crises sanitárias e gargalos estruturais – para assegurar que mercadorias continuassem chegando à população, mesmo em cenários adversos.
A Intermodal South America segue até esta quinta-feira (24), consolidando-se como um espaço estratégico para o desenvolvimento logístico do Brasil e da América Latina.