Começou nesta terça-feira (22), em São Paulo, a Intermodal South America 2025, o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Reunindo mais de 550 marcas expositoras e profissionais de mais de 90 países, a feira segue até o dia 24 de abril com uma programação intensa voltada para negócios, networking e debates sobre as principais tendências do setor.

O Sistema Transporte participa da Intermodal reforçando seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a eficiência logística e a multimodalidade. Durante a cerimônia de abertura, o presidente Vander Costa destacou a relevância da integração entre os modais como vetor de desenvolvimento nacional.

“A capacidade de conectar os diferentes modais de transporte é essencial para aumentar a competitividade, reduzir custos e promover uma logística mais sustentável. A Intermodal é um espaço estratégico para discutirmos esse futuro integrado que o Brasil precisa construir”, afirmou Vander Costa.

Ele também ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura, lembrando que, embora os aportes nos últimos dois anos tenham superado a média da última década, o volume de recursos públicos ainda está aquém das necessidades do país. “É fundamental ampliar os investimentos estratégicos, garantir previsibilidade orçamentária e atrair a participação do setor privado. Programas de concessão de rodovias e hidrovias são exemplos positivos que precisam ser ampliados”, completou.

Também participaram da abertura Mariana Pescatori, ministra substituta de Portos e Aeroportos; George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes; Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos; Flávia Takafashi, diretora-geral substituta da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários); Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo; Pedro Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística); Marcella Cunha, diretora executiva da Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos); Jesualdo Conceição da Silva, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); Bayard Umbuzeiro Filho, presidente da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados); Elber Alves Justo, diretor-presidente da MSC; e Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor do Núcleo de Infraestrutura da Informa Markets Latam.

Lançamento da Estação do Desenvolvimento

Um dos principais destaques da cerimônia de abertura da Intermodal 2025 foi o lançamento oficial da Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, espaço idealizado pelo Sistema Transporte para promover o diálogo entre os setores público, privado e a sociedade durante a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Projetada para funcionar de forma complementar às Blue e Green Zones da COP, a Estação reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções concretas voltadas à descarbonização do setor transportador. O espaço terá painéis de alto nível, rodadas de negócios, experiências imersivas e atrações culturais, sempre com foco em transição energética, inovação, infraestrutura resiliente e financiamento verde.

Durante o lançamento, o Sistema Transporte assinou três importantes acordos de cooperação técnica que garantirão a realização da Estação: com o Ministério dos Transportes e com o Ministério de Portos e Aeroportos, que atuarão como correalizadores do projeto; e com o Pacto Global da ONU, que oferecerá apoio institucional à iniciativa.

“Com a Estação do Desenvolvimento, queremos impulsionar um debate estratégico sobre o futuro sustentável do transporte. A participação de ministérios e organizações como o Pacto Global demonstra a força dessa construção coletiva em favor de uma logística mais verde e inclusiva”, destacou Vander Costa.

Colaboração público-privada

A programação da Intermodal também conta com o 3º Interlog Summit, congresso técnico realizado paralelamente à feira. O diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, participou do painel Colaboração Setores Público-Privado: Construindo uma Agenda Positiva para a Infraestrutura e Transporte.

O debate reuniu autoridades e especialistas para discutir os desafios e caminhos para o fortalecimento da logística nacional. Entre os temas abordados, estiveram segurança jurídica, licenciamento ambiental, captação de investimentos, sustentabilidade e transição energética.

“É essencial que o setor público amplie os investimentos com planejamento de longo prazo, desburocratização e previsibilidade. Ao mesmo tempo, o setor privado precisa de um ambiente regulatório estável, com incentivos adequados para modernizar e expandir a infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas”, afirmou Valter Souza.

Logística no e-commerce

O consultor Bruno Batista participou da programação do Interlog Summit, com a apresentação do livro A logística no e-commerce brasileiro: do clique à entrega – análise e perspectivas do setor de transporte no comércio digital, escrito em conjunto por Bruno Batista, consultor da CNT; Tiago Veras, gerente executivo de Desenvolvimento do Transporte da CNT; e os especialistas Elaine Radel e Felipe Amaral.

Em sua fala, Bruno Batista destacou os principais achados da obra, que tem como propósito mapear a atuação da logística e do transporte na cadeia do comércio eletrônico e oferecer subsídios qualificados para o aprimoramento do setor.

A publicação investiga os bastidores do e-commerce, analisando o que ocorre após o clique do consumidor. Revela como o comércio eletrônico remodelou a dinâmica de atendimento ao cliente, com impactos diretos na organização logística e nas estratégias de transporte. O livro também mostra como o setor respondeu aos desafios impostos pelos últimos anos – como crises sanitárias e gargalos estruturais – para assegurar que mercadorias continuassem chegando à população, mesmo em cenários adversos.

A Intermodal South America segue até esta quinta-feira (24), consolidando-se como um espaço estratégico para o desenvolvimento logístico do Brasil e da América Latina.


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