Chris standing up holding his daughter Elva

Queda da movimentação portuária 

O setor portuário teve uma queda de 2,7% na movimentação de carga em janeiro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Foram transportadas 87,2 milhões de toneladas no 1º mês de 2023, ante 89,5 milhões do ano passado. A navegação interior teve um aumento de 10,1% em janeiro, com 5 milhões de toneladas. Enquanto a navegação de longo curso movimentou 58,5 milhões de toneladas em janeiro, uma inclinação de 3,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A cabotagem transportou 23,7 milhões de toneladas, queda de 2,4% em relação ao 1º mês de 2022. 


Patamar de pré-pandemia 

O número de passageiros transportados por empresas de ônibus no estado de São Paulo voltou ao patamar pré-pandemia, de acordo com dados do Setpesp (Sindicato das Empresas Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo).  O volume de viajantes em janeiro e fevereiro alcançou quase 100% da quantidade do mesmo período em 2019. Foram cerca de 5,5 milhões de passageiros nos dois meses, equivalendo a um crescimento superior a 20%, na comparação com o começo do ano passado. 


Entrega de ônibus elétricos a SP

A montadora de ônibus elétricos Higer Bus organiza, até junho, a entrega de suas primeiras 50 unidades dos veículos elétricos Azure A12BR, vendidas a municípios de São Paulo. Outros 150 ônibus chegarão ao estado até o fim do ano. Para acolher a demanda, a Higer Bus separou, na China, uma linha de produção do modelo para adaptar às especificações do mercado. No ano passado, os chineses já haviam anunciado a instalação de uma fábrica em Fortaleza (CE), com o início de funcionamento para 2024. Ao todo, serão investidos US$ 50 milhões na unidade cearense, que abastecerá o mercado brasileiro e o sul-americano.


Primeira remessa de trilhos da Fico 

No último dia 8 de fevereiro, chegou a primeira remessa de trilhos da Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste). A obra está sendo feita pela Vale S.A., por meio do investimento cruzado derivado da renovação da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas). Ao todo, são 1.800 toneladas de trilhos que irão fazer parte da superestrutura nas alças norte e sul de interligação da Fico com a FNS (Ferrovia Norte-Sul). O projeto da Fico prevê investimento de R$ 2,73 bilhões e 46.122 empregos (diretos, indiretos e efeito renda). Com 383 quilômetros de extensão, o trecho escoará a produção de grãos de soja e milho daquela região. 


Volkswagen divulga investimento global de 180 bi de euros

O grupo Volkswagen divulgou que fará um investimento global de 180 bilhões de euros (R$ 943 bilhões) entre 2023 e 2027. O montante será direcionado para os principais mercados da empresa, com ênfase na China e nos Estados Unidos. Para a América do Sul, os alemães possuem um plano que teve início em 2022 e irá até 2026. No período, serão investidos R$ 7 bilhões no lançamento de novos produtos produzidos no Brasil e na Argentina, incluindo modelos que combinam eletricidade, etanol e gasolina. Uma das apostas do grupo será o Canadá, onde será construído a primeira gigafábrica de baterias da empresa na América do Norte. A produção está prevista para começar em 2027.


Scania testa caminhão a gás 

A Scania segue testando seu modelo de caminhão a gás. Em fevereiro, foi no Mato Grosso, na operação da Fribon Transportes. Com as avaliações, a montadora aumenta a lista de caminhões movidos com o biocombustível em testes no país, o que já acontece na região Sul, com as transportadoras Charrua, Maroni e Reiter Log. A última, inclusive, fechou a compra de 124 unidades do pesado movido a gás. A estratégia é expandir o modelo com este tipo de combustível para regiões com alto volume de produção agrícola. De 2019 até o momento, a Scania já vendeu 600 unidades de caminhões movidos a gás. Deste total, 60% foi vendido para clientes no Sudeste; 35%, na região Sul; e 5%, no Nordeste. Para 2023, há uma expectativa de vender outras 600 unidades e chegar a 1,2 mil unidades comercializadas.

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