Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso executivo Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura. O programa do curso foi construído pelas entidades do Sistema Transporte juntamente com o IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), responsável pela qualificação. O objetivo é conduzir o aluno ao conhecimento dos principais conceitos e benefícios da governança para o aprimoramento do planejamento e dos sistemas de compliance, provocando uma reflexão sobre como integrar as várias atividades de gestão de riscos em sua instituição e, de forma específica, para o segmento de infraestrutura e transporte.

A especialização é gratuita e voltada a diretores, gerentes, consultores e colaboradores que atuam em departamentos como os de Logística, Governança, Compliance, Jurídico, Recursos Humanos ou Licitação, das empresas associadas ao Sistema Transporte. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho. O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

São requisitos obrigatórios para se candidatar ao processo seletivo e participar do curso de Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura: ser profissional do setor de transporte; exercer cargo de gestão; e ter nível superior completo em qualquer área de formação.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas aqui.

O curso tem carga horária total de 160 horas-aula, sendo 96 horas ministradas de forma presencial e 64 horas com atividades online. A capacitação é dividida em três módulos e, em cada um deles, as aulas presenciais acontecerão em quatro dias consecutivos, de segunda a quinta-feira, na cidade de São Paulo (SP). A capacitação tem duração de, aproximadamente, seis meses, com início previsto em 11 de setembro.

O curso executivo Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura é voltado a profissionais que desejam adquirir conhecimentos para a criação de um ambiente corporativo confiável, com identificação de ameaças e boas práticas de governança que colaborem com processos de compliance, frente à complexidade envolvida nos processos de produção e execução do setor de transporte. A capacitação é dividida em três módulos: Governança Corporativa e Compliance; Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte; e Identificação de Riscos com Ênfase no Transporte.

Veja aqui mais detalhes sobre o curso, a metodologia e as disciplinas.