O ITL (Instituto de Transporte e Logística) formou 37 alunos na segunda turma da Certificação Internacional em Gestão Portuária, Transporte Aquaviário e Multimodal. A cerimônia de encerramento foi realizada nesta quinta-feira (3), na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF).

Voltada a executivos e gestores com experiência profissional de pelo menos um ano no transporte aquaviário, a Certificação Internacional em Gestão Portuária, Transporte Aquaviário e Multimodal é ofertada pelo SEST SENAT, coordenada pelo ITL e ministrada pelo STC NEXT, em conjunto com a Erasmus UPT – Eramus Centre for Urban, Ports and Transport Economics –, duas das maiores instituições de ensino de transporte aquaviário do mundo, localizadas em Roterdã (Holanda).

Durante a solenidade de encerramento, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, comemorou a conclusão de mais uma turma da certificação internacional. “Esta é a segunda edição dessa capacitação. A formação de profissionais altamente qualificados reforça a missão do Instituto de Transporte e Logística”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da certificação para o modal aquaviário, que vem ganhando espaço na matriz de transporte do país. “O Sistema Transporte reconhece a relevância desse segmento, especialmente diante do crescimento do Arco Norte e dos sucessivos recordes do agronegócio brasileiro”, concluiu.

O representante do STC NEXT no Brasil, Daniel Breda, elogiou a iniciativa do ITL e do SEST SENAT em promover a capacitação e destacou a expressiva adesão dos alunos. “Isso evidencia uma transformação real no Brasil, com uma crescente valorização da qualificação profissional, o que traz grandes benefícios para o setor de transporte”, afirmou.

Desenvolvimento do setor

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressaltou o conhecimento como uma ferramenta essencial para a transformação do setor de transporte. “Para nós, do SEST SENAT, é sempre uma satisfação formar pensadores. Precisamos de profissionais com pensamento crítico capazes de promover debates de alto nível, algo que só é possível por meio do conhecimento”, destacou.

O diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, reforçou o compromisso da Confederação em apoiar as empresas e os empresários do transporte, destacando o papel da certificação internacional nesse propósito. “Essa formação, conduzida por uma instituição de altíssimo nível, contribui diretamente para a diversificação da nossa matriz de transporte”, afirmou.

Já a diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, enfatizou a relevância da troca de experiências entre os participantes e os profissionais das instituições internacionais responsáveis pela capacitação. “Além do conhecimento adquirido, o relacionamento e o networking construídos ao longo do curso são extremamente valiosos e devem ser mantidos mesmo após a conclusão da formação”, recomendou.

O conselheiro de Educação e Ciência da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Ernst-Jan Bakker, parabenizou os participantes do curso e celebrou a colaboração entre o Brasil e a Holanda na realização da capacitação. “Capacitar profissionais e trocar experiências são fundamentais em um momento em que as inovações chegam cada vez mais rápido e de maneira disruptiva, assim como as demandas e os desafios do setor de vocês, que estão cada vez maiores”, reforçou.

O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados, Murilo Barbosa, elogiou o Sistema Transporte pela iniciativa de realizar uma qualificação dessa natureza. “Vocês, alunos, vão levar para suas empresas um conhecimento muito importante para o desenvolvimento do setor de transporte aquaviário. Agradeço ao ITL, ao SEST SENAT e à CNT por nos proporcionarem esse curso”.

Encerrando as falas da mesa de abertura, o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Jesualdo Silva, destacou a relevância da capacitação. “Aqui, temos dois tipos de conhecimento: o acadêmico, com a expertise dos nossos parceiros internacionais, e, sobretudo, a troca de experiências, essencial em um setor tão dinâmico e inovador como o nosso”, afirmou.

A cerimônia de encerramento também contou com o discurso do orador da turma, Rafael Mendes, gerente QSMS, Sustentabilidade, Facilities, DPA e CSO, da empresa Norsul, que definiu a certificação como uma experiência única, marcada por aprendizado, desafios e trocas enriquecedoras. “Foi um período intenso, em que nos dedicamos não apenas a absorver novos conhecimentos, mas também a refletir sobre a realidade da gestão portuária e do transporte aquaviário, buscando caminhos para transformar esse setor estratégico para o país”, afirmou.

Trabalhos de conclusão de curso

Pela manhã, sete grupos de alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, redigidos em inglês, com propostas aplicáveis às empresas de transporte aquaviário onde atuam.

Os projetos abordaram desafios e oportunidades estratégicas na logística e infraestrutura portuária do Brasil. Dentre os temas discutidos, destacaram-se a análise de custos para otimizar a logística multimodal no Corredor Norte, os desafios da transição energética no Porto do Açu e um panorama do mercado brasileiro de fertilizantes.

Outros estudos exploraram questões como a restrição da navegação noturna no Estreito de Breves, os impactos da privatização da infraestrutura portuária em Vitória (ES) e os riscos e as oportunidades gerados pelo crescimento da movimentação de cargas na Baía de São Marcos.

Também foram debatidos o desenvolvimento operacional portuário e os gargalos na infraestrutura hidroviária da Baía de Sepetiba (RJ), evidenciando o papel da pesquisa acadêmica na tomada de decisões estratégicas para o setor.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte