O ITL (Instituto de Transporte e Logística) formou 37 alunos na segunda turma da Certificação Internacional em Gestão Portuária, Transporte Aquaviário e Multimodal. A cerimônia de encerramento foi realizada nesta quinta-feira (3), na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF).
Voltada a executivos e gestores com experiência profissional de pelo menos um ano no transporte aquaviário, a Certificação Internacional em Gestão Portuária, Transporte Aquaviário e Multimodal é ofertada pelo SEST SENAT, coordenada pelo ITL e ministrada pelo STC NEXT, em conjunto com a Erasmus UPT – Eramus Centre for Urban, Ports and Transport Economics –, duas das maiores instituições de ensino de transporte aquaviário do mundo, localizadas em Roterdã (Holanda).
Durante a solenidade de encerramento, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, comemorou a conclusão de mais uma turma da certificação internacional. “Esta é a segunda edição dessa capacitação. A formação de profissionais altamente qualificados reforça a missão do Instituto de Transporte e Logística”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da certificação para o modal aquaviário, que vem ganhando espaço na matriz de transporte do país. “O Sistema Transporte reconhece a relevância desse segmento, especialmente diante do crescimento do Arco Norte e dos sucessivos recordes do agronegócio brasileiro”, concluiu.
O representante do STC NEXT no Brasil, Daniel Breda, elogiou a iniciativa do ITL e do SEST SENAT em promover a capacitação e destacou a expressiva adesão dos alunos. “Isso evidencia uma transformação real no Brasil, com uma crescente valorização da qualificação profissional, o que traz grandes benefícios para o setor de transporte”, afirmou.
A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressaltou o conhecimento como uma ferramenta essencial para a transformação do setor de transporte. “Para nós, do SEST SENAT, é sempre uma satisfação formar pensadores. Precisamos de profissionais com pensamento crítico capazes de promover debates de alto nível, algo que só é possível por meio do conhecimento”, destacou.
O diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, reforçou o compromisso da Confederação em apoiar as empresas e os empresários do transporte, destacando o papel da certificação internacional nesse propósito. “Essa formação, conduzida por uma instituição de altíssimo nível, contribui diretamente para a diversificação da nossa matriz de transporte”, afirmou.
Já a diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, enfatizou a relevância da troca de experiências entre os participantes e os profissionais das instituições internacionais responsáveis pela capacitação. “Além do conhecimento adquirido, o relacionamento e o networking construídos ao longo do curso são extremamente valiosos e devem ser mantidos mesmo após a conclusão da formação”, recomendou.
O conselheiro de Educação e Ciência da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Ernst-Jan Bakker, parabenizou os participantes do curso e celebrou a colaboração entre o Brasil e a Holanda na realização da capacitação. “Capacitar profissionais e trocar experiências são fundamentais em um momento em que as inovações chegam cada vez mais rápido e de maneira disruptiva, assim como as demandas e os desafios do setor de vocês, que estão cada vez maiores”, reforçou.
O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados, Murilo Barbosa, elogiou o Sistema Transporte pela iniciativa de realizar uma qualificação dessa natureza. “Vocês, alunos, vão levar para suas empresas um conhecimento muito importante para o desenvolvimento do setor de transporte aquaviário. Agradeço ao ITL, ao SEST SENAT e à CNT por nos proporcionarem esse curso”.
Encerrando as falas da mesa de abertura, o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Jesualdo Silva, destacou a relevância da capacitação. “Aqui, temos dois tipos de conhecimento: o acadêmico, com a expertise dos nossos parceiros internacionais, e, sobretudo, a troca de experiências, essencial em um setor tão dinâmico e inovador como o nosso”, afirmou.
A cerimônia de encerramento também contou com o discurso do orador da turma, Rafael Mendes, gerente QSMS, Sustentabilidade, Facilities, DPA e CSO, da empresa Norsul, que definiu a certificação como uma experiência única, marcada por aprendizado, desafios e trocas enriquecedoras. “Foi um período intenso, em que nos dedicamos não apenas a absorver novos conhecimentos, mas também a refletir sobre a realidade da gestão portuária e do transporte aquaviário, buscando caminhos para transformar esse setor estratégico para o país”, afirmou.
Pela manhã, sete grupos de alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, redigidos em inglês, com propostas aplicáveis às empresas de transporte aquaviário onde atuam.
Os projetos abordaram desafios e oportunidades estratégicas na logística e infraestrutura portuária do Brasil. Dentre os temas discutidos, destacaram-se a análise de custos para otimizar a logística multimodal no Corredor Norte, os desafios da transição energética no Porto do Açu e um panorama do mercado brasileiro de fertilizantes.
Outros estudos exploraram questões como a restrição da navegação noturna no Estreito de Breves, os impactos da privatização da infraestrutura portuária em Vitória (ES) e os riscos e as oportunidades gerados pelo crescimento da movimentação de cargas na Baía de São Marcos.
Também foram debatidos o desenvolvimento operacional portuário e os gargalos na infraestrutura hidroviária da Baía de Sepetiba (RJ), evidenciando o papel da pesquisa acadêmica na tomada de decisões estratégicas para o setor.