“Queremos com mais essa turma da certificação contribuir para uma maior especialização da mão de obra para aumentar a competividade e produtividade do setor ferroviário no Brasil”, destacou o diretor executivo do Instituto de Transporte e Logística (ITL), João Victor Mendes, ao participar da cerimônia de abertura da quarta turma da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, na sede do Sistema Transporte, em Brasília, na última terça-feira.

O curso é ministrado pela renomada DB Rail Academy, do Grupo Deutsche Bahn, um dos líderes mundiais em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística. Seu conhecimento em operação ferroviária e logística é multiplicado por meio de projetos de treinamento integrado e de aprimoramento profissional de última geração.

Cerimônia de abertura

O evento contou com a participação do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale. “Temos aqui diversos players do mercado nacional, como transporte de passageiros e de cargas, e isso enriquece ainda mais o curso e a troca de conhecimento com todo o suporte de uma instituição reconhecida mundialmente como a DB”, destacou.
 Fernanda Rezende, diretora executiva adjunta da CNT (Confederação Nacional do Transporte), e ex-aluna da certificação, comentou a sua experiência. “Ao entrarmos na sala de aula com alunos de todo o país, conseguimos entender a realidade da operação, das dores que cada um tem diariamente com manutenção entre outros fatores. É possível, inclusive, compreender e atuar com mais eficácia nas relações institucionais do setor de transporte, que é o que permeia a atuação da CNT”, enfatizou a diretora.

O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, também falou da importância do networking proporcionado e do crescimento e desenvolvimento do modal. “Um dos grandes diferenciais do curso é a possibilidade de implementar e fortalecer o setor de transporte brasileiro. Apliquem no dia a dia das suas empresas toda a excelência do curso ofertado pelo ITL com o auxílio da Deutsche Bahn”, disse Ladeira ao se reportar aos alunos.

Sobre o curso

O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. Conta com a cooperação da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias associadas.

O curso tem carga horária total de 370 horas, sendo 80% em encontros presenciais (296 horas) e 20% em atividades realizadas na plataforma da instituição. A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, durante cinco dias consecutivos. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.