Teve início nesta segunda-feira (7), em Belo Horizonte (MG), a 68ª turma da Especialização em Gestão de Negócios. O curso foi idealizado para capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais sustentável e competitivo.

O curso integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, ofertado pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística). A capacitação é oferecida gratuitamente a gestores de empresas associadas ao Sistema Transporte.

A nova turma é composta por 41 profissionais dos setores de transporte e logística. A cerimônia de abertura contou com a presença da diretora executiva adjunta do ITL, Eliana Costa; do presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais e da FETCEMG (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais), Sérgio Pedrosa; do gerente executivo de Desenvolvimento do Transporte da CNT, Tiago Veras; e do supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais, Pedro Andrade.

Eliana abriu o evento falando sobre a representação institucional da CNT e apresentou a estrutura do Sistema Transporte, com destaque para os investimentos constantes em inovação para os atendimentos e serviços voltados aos trabalhadores do setor.

Ela ressaltou que os cursos executivos do ITL já formaram mais de 3.400 gestores, beneficiando 1.067 empresas em todo o país. “Sejam bem-vindos ao maior programa de qualificação de executivos do Brasil. Nenhum outro setor investe tanto quanto nós na capacitação e profissionalização, oferecendo um produto de altíssima qualidade. Esses números expressivos têm uma justificativa: somos responsáveis por transportar as riquezas e o desenvolvimento do nosso país. Por isso, aproveitem ao máximo, pois, de nossa parte, continuaremos buscando novos temas e parcerias para sempre trazer inovações.”

A pós-graduação é ministrada pela equipe de professores da FDC (Fundação Dom Cabral), uma das melhores escolas de negócios do mundo. O curso é estruturado em quatro módulos, que totalizam 370 horas. Entre os temas da grade curricular, estão estratégia ágil, finanças corporativas, negociação para gestores e gestão da performance organizacional.

Sérgio Pedrosa também deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância da profissionalização do transporte e a atuação da CNT em apoio às empresas e ao setor, citando sua própria experiência. “Estou no Sistema há mais de 10 anos e ainda me surpreendo com a qualidade dos trabalhos, das pesquisas e das assessorias que o Sistema possui. Aproveitem a oportunidade, pois vocês estão em uma das maiores escolas de negócios do mundo. Vocês são privilegiados por terem participado desse processo seletivo e terem sido aprovados; por poderem contar com o histórico da Fundação Dom Cabral; e pelo investimento que a participação de cada um representa para o transporte como um todo. Aproveitem e aprofundem-se nos temas aqui e levem para as empresas de vocês. Certamente vocês vão contribuir para mudar as empresas, o setor e até o país”.

Após as falas de abertura, o gerente executivo de Desenvolvimento do Transporte, Tiago Veras, apresentou a aula magna do curso, com um panorama da infraestrutura de transporte no país e da importância da produção de conhecimento do Sistema Transporte como forma de subsidiar a sociedade e o poder público para proposição de melhorias. “Nós mostramos os problemas e entraves, mas também propomos a solução. A CNT atua para que os investimentos tragam resultado para o transportador e para a sociedade”, destacou. “Procuramos ser referência na produção de conteúdo e, portanto, referência para vocês levarem para o Projeto Aplicativo nas suas empresas”, finalizou.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos coordenados pelo ITL.