A jovem atleta de taekwondo Larissa Torino, de 11 anos, sagrou-se campeã no último dia 15 de setembro do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024, o principal da modalidade no país. Integrante do Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP) desde o início deste ano, ela garantiu a medalha de ouro na categoria infantil até 12 anos no torneio realizado em Lauro de Freitas (BA). Com essa vitória, a atleta somou pontos importantes para o ranking nacional e está em busca de uma vaga na seleção brasileira.

Para Larissa, que começou na vida de atleta aos 5 anos, essa conquista foi a realização de um sonho: “É uma mistura de sentimentos, pois foi um trabalho de muitos anos para chegar a um campeonato tão desejado. Mas, sem dúvida, o maior sentimento é a felicidade por ter conseguido ser campeã brasileira", declarou.

Além da preparação física, os acompanhamentos psicológico e nutricional, realizados na unidade do SEST SENAT de Taubaté (SP), foram essenciais para o desempenho e amadurecimento da atleta, proporcionando uma preparação mais sólida e eficiente. “O taekwondo me ensina, além de lutar, lições de vida como integridade, perseverança, autocontrole, espírito indomável e coragem... Ah, eu sou muito corajosa”, finaliza Larissa.

Com o título, a jovem garantiu vaga no Grand Slam Nacional de 2025, evento que selecionará os integrantes da seleção brasileira, e sonha em disputar os Jogos Olímpicos no futuro. Além de Larissa, o técnico dela, Diego Batista, que atua na unidade Taubaté, conquistou a medalha de bronze na categoria Master 1, consolidando a equipe do SEST SENAT como uma das mais fortes da modalidade.

A diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, celebra o desempenho dos atletas e destaca a importância do apoio institucional oferecido por meio do projeto. “Buscamos desenvolver iniciativas que impactam positivamente a sociedade. Projetos como esse têm sido fundamentais para o desenvolvimento de jovens como Larissa e são ferramentas poderosas de transformação e inclusão”, afirmou a diretora.

A equipe de Taubaté comemora as conquistas e continua a preparação dos atletas com foco nos próximos desafios, como a Copa do Brasil, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro, e o Grand Slam 2025, no início do próximo ano.

Polo Olímpico

Larissa faz parte do Projeto Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP), iniciado em 2016 no município, com o objetivo social de revelar novos talentos e apoiar o desenvolvimento de jovens da região. O projeto conta atualmente com 150 atletas de taekwondo e judô e tem sido beneficiado, desde o ano passado, pelo Edital de Esportes do SEST SENAT, que oferece apoio financeiro para compra de materiais, equipamentos, inscrições e viagens dos atletas.

O treinador Diego Batista destaca a importância de trabalhar o atleta de forma integral, abrangendo os aspectos físico e emocional. “O projeto oferece toda a estrutura necessária para a preparação dos atletas, incluindo um excelente local de treino e acompanhamento com profissionais de fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física e odontologia", explica.

Desde a sua implementação na cidade paulista, o projeto tem levado o nome do SEST SENAT a competições nacionais, acumulando importantes conquistas. Em 2024, o projeto já contabiliza um total de 57 medalhas, sendo 27 de ouro.

Ao todo, 66 unidades do SEST SENAT no Brasil oferecem atividades esportivas por meio do Edital de Esportes, voltadas para trabalhadores do setor de transporte, seus dependentes e a comunidade em geral. Para participar, basta comparecer à unidade operacional mais próxima e se informar sobre os requisitos de inscrição, que variam de acordo com a realidade de cada região.