O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) realizou uma obra inédita com o objetivo de diminuir o risco de acidente com veículos do transporte de cargas. O ineditismo da intervenção entregue em julho consiste em uma área de escape em um trecho conhecido por seu declive sinuoso. Fica na BR-146, próximo ao município de Araxá (MG), na região do Alto Paranaíba.

Agora, os motoristas de veículos de carga em situação de emergência poderão desviar a rota para a área de escape. Essa área tem cascalho na pista, que funciona como uma "caixa de brita", a exemplo dos circuitos de Fórmula 1. O material absorve e reduz a velocidade até a parada total do veículo. 

De acordo com o superintendente regional do Dnit em Minas Gerais, Danilo de Sá Viana Rezende, a escolha da BR-146, na região de Araxá, mais precisamente no município de Serra do Salitre, foi feita pelo registro de um número elevado de acidentes no local. “Nós, da Superintendência Regional do Dnit em Minas Gerais, estamos estudando a possibilidade de implantar dispositivos como esse em outros trechos rodoviários no estado, sempre levando em consideração o índice de acidentes, as condições topográficas e a disponibilidade orçamentária."

Além da área de escape, o trecho recebeu trabalhos de remodelagem do raio da curva, que irão garantir mais segurança para os motoristas. 


Com informações comunicação social - Dnit

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

© 2019 - Confederação Nacional do Transporte