O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, conheceu a força de atuação das entidades que compõem o Sistema Transporte durante a visita institucional realizada na sede da CNT (Confederação Nacional de Transporte), do SEST SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística), em Brasília. Acompanhado pelo secretário executivo adjunto, Ranniêr Ciríaco, e pelo secretário de inclusão social, Luiz Carlos Everton, ele foi recebido, nesta terça-feira (10), pelo presidente Vander Costa, pelo diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e pelo diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira.
Ao ministro e aos secretários, foram apresentadas as análises técnicas, os estudos e as pesquisas elaboradas pela CNT para subsidiar a elaboração de políticas públicas, além da Agenda Institucional Transporte e Logística, em que constam os posicionamentos da Confederação relacionados a temas, projetos e pautas de interesse do setor. Eles conheceram, também, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é uma iniciativa da CNT e do SEST SENAT, desenvolvida em parceria com as federações do setor.
Em relação ao ITL, o ministro teve conhecimento sobre as iniciativas da entidade para qualificar, desenvolver e inovar, a fim de contribuir para que o setor de transporte seja mais competitivo. Como destaque, foram mencionados os eventos técnicos especializados, como o FIT – Fórum ITL de Inovação, além do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, que, com especializações, cursos executivos e certificações internacionais, já levou desenvolvimento profissional a mais de 3,5 mil gestores e executivos de mais de 900 empresas.
No que tange à qualificação profissional e aos cuidados com a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores de todos os modais de transporte, eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do SEST SENAT. Nos monitores da Sala Power BI da instituição, o ministro e os secretários visualizaram a capilaridade de atendimento da entidade, que, com 164 unidades operacionais instaladas nas cinco regiões do país, impacta mais de 5,3 mil municípios brasileiros.
Para tangibilizar os serviços de atenção à saúde do trabalhador do setor, atendidos gratuitamente, eles entraram em contato com números relativos a este ano, como: odontologia (mais de 1,18 milhões de atendimentos), fisioterapia (mais de 614 mil), psicologia (mais de 197 mil), nutrição (mais de 143 mil); educação profissional (mais de 549 mil matrículas presenciais e mais de 338 mil a distância). Além disso, eles conheceram as mobilizações nacionais do SEST SENAT, as atividades esportivas oferecidas e o compromisso da instituição com a empregabilidade — com a oferta de feiras —, cursos técnicos e os programas Jovem Aprendiz e Qualificação de Cobradores.
Também participaram do encontro o chefe de gabinete da presidência da CNT, Matheus Jasper; a gerente executiva do Poder Executivo da CNT, Danielle Bernardes; o presidente da Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística), Paulo Lustosa; e o consultor jurídico da CNT, Humberto Nunes.