No último dia 3, na unidade do SEST SENAT em Lages (SC), foi concluída a turma-piloto da capacitação voltada a 15 profissionais da Rodalog, transportadora que presta serviços para a Ambev. Foi ofertado a eles o curso de Aperfeiçoamento para Condutores de Veículos Articulados para Indústria de Bebidas. A partir da experiência com essa turma-piloto, espera-se substituir os requisitos de experiência profissional exigidos dos motoristas que prestam serviços à Ambev pela qualificação do SEST SENAT.
Os 15 alunos egressos do curso serão monitorados e seus desempenhos serão comparados com os demais motoristas, que foram contratados com experiência e que já atuam na operação.
Se o desempenho dos egressos for satisfatório, o curso será homologado pela Ambev como alternativa aos requisitos de experiência profissional e, futuramente, novas unidades operacionais do SEST SENAT serão homologadas para atuar na oferta desse curso.
Com duração de 118 horas-aula, o curso tem duração de 50 dias, com treinamento intensivo. São aulas dinâmicas e focadas no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais esperadas do motorista profissional que atua no transporte de bebidas.
Os alunos são constantemente provocados a adquirirem novos conhecimentos e novas habilidades, ao mesmo tempo em que adotam atitudes que visam à segurança, à economia, à sustentabilidade, à ética, ao zelo pelo material, ao bom relacionamento interpessoal e à cidadania.
“Esse projeto nos deixa entusiasmados, não só por substituir um requisito de contratação, mas pelo compromisso com a qualidade e entrega a ser feita. O nível técnico e comportamental que esses profissionais irão alcançar vem ao encontro da nossa cultura, que preza pela segurança, cuidado com as pessoas e excelência”, afirma Gitana Costa, gerente de Operações da Rodalog.
"A escola de motoristas foi desafiadora, mas me sinto confiante agora. Esta foi uma experiência incrível, aprendi muito sobre segurança no trânsito", conta Jiunei Varela, motorista da Rodalog que participou da turma-piloto.
A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da Shell, foi a primeira instituição a realizar esse tipo de homologação de forma que o curso do SEST SENAT reduza a experiência profissional necessária exigida pela empresa. Antes, a Raízen exigia até dois anos de experiência comprovada para a contratação de motoristas, a depender do nível da operação.
Desde maio de 2023, essa exigência passou a ser de seis meses de experiência, além da aprovação da Raízen, e conclusão do treinamento do SEST SENAT. Saiba mais sobre a parceria com a Raízen.
Esses acordos buscam resolver uma grande dificuldade das empresas do setor de transporte na hora de contratar motoristas profissionais.