Nessa terça-feira (30), foi inaugurada a nova unidade do SEST SENAT em Nova Friburgo (RJ). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A nova estrutura, que é mais ampla, moderna e eficiente, tem capacidade para realizar mais de 53 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.

A nova estrutura tem 1.845,29 m2 de área construída. Dentre os serviços oferecidos, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e uma sala de treinamento da EaD, com capacidade para 18 alunos. Na área de saúde, a unidade está equipada para prestar atendimentos de fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), Vander Costa; do presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro, Eduardo Rebuzzi; do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; da diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; da diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; do gestor da unidade, Rony de Souza; e de representantes do homenageado.

“O SEST SENAT tem o compromisso com o país de capacitar os trabalhadores e oferecer atenção às famílias e aos colaboradores que pertencem à cadeia do transporte. Ampliamos a nossa atuação em Nova Friburgo, o que representa um novo ciclo do transporte para essa região”, enalteceu o presidente Vander Costa durante a cerimônia.

Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro, Eduardo Rebuzzi, a nova unidade vai garantir mais acesso a serviços de excelência. “Nova Friburgo tem uma importância significativa para o estado; e a nova unidade vai ampliar a atuação do SEST SENAT na região, pois está em um local estratégico na cidade, com fácil acesso para os clientes. É uma estrutura bem maior do que a que tínhamos antes e está localizada em um prédio próprio, que vai gerar um impacto muito importante para a sociedade. Tenho certeza de que será um sucesso com alto potencial de atendimento na área de saúde e na capacitação profissional”, destaca Rebuzzi.

O prefeito de Nova Friburgo, Johny Maycon, corroborou com Rebuzzi a respeito do quanto a unidade vai potencializar o crescimento e o desenvolvimento da cidade. “Nós somos privilegiados porque, em um universo de mais de 5.500 municípios distribuídos pelo país, nós fomos um dos 162 espaços de contemplação de uma unidade do SEST SENAT com tamanha modernização, com instalações de última geração e com tudo da melhor qualidade. O mínimo que podemos fazer é expressarmos nossa gratidão”, afirmou o prefeito ao contar ainda que testou o simulador de caminhão e ficou admirado com a qualidade do equipamento.

A nova unidade está na avenida Eugênio Gaiser, n.º 364, Centro.

Homenagem

A nova unidade recebeu o nome de Manoel Lúcio Rodrigues Ferreira, falecido em 2000. Ele atuou, de forma pioneira, no setor de transporte de cargas e de passageiros da região. Manoel Lúcio, conhecido pelo apelido de Lucas, começou a trabalhar como motorista de fretes na década de 1930. Em 1938, junto ao seu irmão e a outro sócio, fundou a Ferreira e Canto Cia Ltda., primeira empresa de transporte de cargas do município. Na década de 1950, fundou a Friburgo Auto Ônibus Ltda. (Faol), que, até hoje, é referência no serviço de transporte coletivo da cidade. Também esteve à frente da fundação de outras duas empresas entre 1950 e 1960: Rodoviário Fluminense e a Transportadora Suíça Brasileira. No evento de inauguração, ele foi representado pelo seu filho Carlos Alberto Ferreira, que recebeu uma placa de homenagem das mãos de Vander Costa e Eduardo Rebuzzi.

Expansão

A unidade do SEST SENAT de Nova Friburgo é a terceira a ser inaugurada no Brasil, em 2023. Ao todo, o país já conta com 162 unidades, sendo nove delas no Rio de Janeiro. Essa inauguração integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.