A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística vem a público informar a grave situação que o setor está enfrentando e que está se agravando a cada dia.

Nos últimos quinze meses, nosso segmento, além de enfrentar os reflexos diretos da pandemia, vem sendo impactado negativamente pelas importantes mudanças no cenário macroeconômico brasileiro.

Os principais itens que formam o custo das operações de transporte sofreram elevados aumentos de preço, tais como:

• o óleo diesel, que representa em torno de 46,08% do custo direto, subiu 49,7% no período;
  • os juros básicos (Selic) nos últimos seis meses evoluíram de 2% para 8,5% (projeção para outubro/21);
  • os spreads bancários também subiram cerca de 2 pontos percentuais;
  • os preços de caminhões e implementos rodoviários aumentaram mais de 50%;
  • a inflação setorial superou 30% no período.

Este cenário se agrava com a prática cada vez mais difundida pelos usuários de fazer BIDs frequentes e aumentar os prazos de pagamentos, muito longos em alguns setores, enquanto os itens mais relevantes dos custos da atividade são materializados imediatamente (diesel, pedágios, mão de obra, entre outros).

A prática de prazos longos vai no sentido oposto à racionalidade dos custos logísticos, já que são sustentados pelos transportadores, que têm menos acesso ao crédito, arcando ainda com taxas reconhecidamente elevadas. Este modelo transfere para os transportadores o ônus de financiamento das vendas, além do elevado custo dos investimentos.

A capacidade de investimento do setor ficou substancialmente reduzida com a elevação dos preços dos ativos e do custo de capital, já que as margens de lucro do segmento são historicamente baixas.

Portanto, visando preservar a viabilidade econômica das empresas para que continuem a prestar serviços dentro de padrões de sustentabilidade e ética, a entidade lembra aos seus associados ser recomendável:

• que procurem adequar os prazos de pagamento de seus serviços aos ciclos financeiros efetivos das operações. As referências legais preveem sempre o pagamento de fretes à vista;
  • incorporarem na formação de seus preços itens de custo real de financiamento que viabilizem no médio prazo a renovação das frotas;
  • ao contratarem serviços, considerarem garantias de produtividade como meio de compensar a perda econômica decorrente de eventuais fatores externos não previstos;
  • que incluam nos contratos de prestação de serviços cláusula estabelecendo recomposição imediata das tarifas em função da variação do preço do diesel.

A logística, elo fundamental ao bom desenvolvimento de todas as cadeias produtivas, só será eficiente se houver um relacionamento justo e equilibrado entre os embarcadores e os operadores do sistema.

Brasília, 29 de setembro de 2021.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística