Qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando você escuta o termo “mobilidade urbana sustentável”? Muitos vão pensar em combustíveis verdes, outros lembrarão de veículos não poluentes, mas nem todos se recordam da importância do transporte público rodoviário e sobre trilhos.

Na verdade, são vários os fatores necessários para a garantia constitucional do direito de ir e vir de modo sustentável para governos, empresas e cidadãos. Para jogar luz sobre tais questões, será realizado o 8º Fórum CNT de Debates.

O propósito é falar sobre as raízes dos problemas da mobilidade urbana das cidades, com um olhar voltado para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Confira alguns dos assuntos em pauta no evento:

1. Transporte público rodoviário e sobre trilhos (trem, metrô, VLT etc.);
  2. Integração entre os modais;
  3. Financiamento público e privado;
  4. Criação de faixas exclusivas para ônibus;
  5. Uso de tecnologias da informação para otimizar serviços;
  6. Transporte de carga last mile, impulsionado pelo e-commerce;
  7. Micromobilidade como suplemento na cadeia de transporte.

Saiba mais sobre o 8º Fórum CNT de Debates

O 8º Fórum CNT de Debates será realizado no dia 9 de julho de 2024 em Brasília/DF em formato híbrido (presencial e com transmissão online). São esperados cerca de 200 participantes selecionados no local e mais de 500 acompanhando via internet em tempo real.

Estão previstos dois paneis: um para debater os desafios para a implementação de uma mobilidade urbana sustentável e outro sobre o Novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo. Nomes de peso foram convidados para as conversas e alguns já confirmaram a presença, como o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, e o presidente do Consetram (Conselho Nacional de Secretários de Transportes), Fábio Damasceno.

As inscrições já estão abertas para todos os interessados e incluem certificado de participação. Ao preencher e enviar o formulário, a participação será automaticamente confirmada na modalidade online. Para o presencial, será necessário aguardar a análise da equipe da CNT.

O evento conta com apoio institucional do Consetram, da ANPTrilhos e da NTU.

8º Fórum CNT de Debates – Mobilidade Urbana Sustentável

Data: 9 de julho de 2024