Parlamentares, servidores e visitantes que transitam pela Câmara dos Deputados têm a oportunidade de explorar o legado e a trajetória da CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao longo de sete décadas. A exposição “Transporte: o setor que move o Brasil” — em um formato imersivo de túnel — está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no corredor que dá acesso ao Plenário, entre o Anexo II e o prédio principal.
A mostra, que se estende até 24 de outubro, faz parte das comemorações dos 70 anos da CNT. Com painéis que representam os diversos modais de transporte — aquaviário, rodoviário, ferroviário e aéreo — ela utiliza fotos e textos para destacar o impacto do setor transportador e da própria CNT ao longo dos anos na sociedade brasileira.
Entre os deputados que visitaram a exposição nesta semana estão Carlos Veras (PT-PE), Darci de Matos (PSD-SC), Evair de Melo (PP-ES), Lucas Ramos (PSB-PE) e Eduardo Bismarck (PDT-CE). As reações foram unânimes: todos destacaram a beleza da exposição e o papel crucial da CNT para o desenvolvimento do Brasil.
Darci de Matos (PSD-SC)
“É um prazer estar aqui na exposição dos 70 anos da CNT, que representa praticamente toda a economia do Brasil, e dizer que a equipe da Confederação faz uma interface muito bem-feita com o parlamento brasileiro, tratando dos temas que são importantes para o setor, que é fundamental para o Brasil, e eu com muita honra defendo esse segmento e o setor produtivo do país. Quero parabenizar a CNT e ratificar o meu compromisso com a Confederação e, sobretudo, com esse setor fundamental e vital para a economia do Brasil.”
Carlos Veras (PT-PE)
“Quero, primeiro, parabenizar a CNT, pelos 70 anos. São sete décadas promovendo a integração desse país, ajudando na geração de emprego e de renda e no desenvolvimento econômico do Brasil. A CNT, com o trabalho que ela realiza, é fundamental para a gente poder ver o país se desenvolvendo economicamente. Aqui existe uma parceria que procura e nos ajuda a refletir, que nos fornece dados através das pesquisas e dos estudos que é feito pela própria CNT que nos embasa para que a gente possa ter as melhores proposições de lei aqui no Congresso Nacional, então essa parceria tem sido um sucesso no nosso país.”
Evair de Melo (PP-ES)
“O Brasil, com esse tamanho continental e tendo produção e consumo nos quatro cantos desse território, precisa realmente ter uma organização estruturante para que as coisas possam chegar nas pessoas. Esse é o desafio da nossa logística. E a CNT, ao longo da sua caminhada, cumpriu brilhantemente esse papel, assumindo para si a responsabilidade e realmente organizando o setor. A presença da CNT no Congresso é extremamente importante, porque a pauta já chega muito mais facilitada para todos nós. Quando chega um documento, uma proposta, uma participação efetiva da CNT, com certeza nos dá tranquilidade como parlamentar de defender aquela pauta por sabermos que essa pauta está olhando para os transportadores, para os trabalhadores, para a categoria e para o Brasil.”
Lucas Ramos (PSB-PE)
“São 70 anos construindo o Brasil de hoje. Nossa ideia de transporte, dos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário, se mistura com o trabalho feito pela CNT. A Confederação faz parte da história da construção do Brasil porque, desde a sua criação, ela se propõe a discutir o futuro do transporte, não só do ponto de vista das empresas, mas respeitando também os trabalhadores desses modais. E eu vejo que, nesses 70 anos, nessa época de celebração, o parlamento brasileiro tem muito o que comemorar por ter essa parceria com a CNT, porque nós discutimos juntos a elaboração e o aprimoramento de legislações que tragam desenvolvimento e sustentem esse crescimento do setor. Com essa história de sucesso, nós nos projetamos para um futuro muito mais promissor e com muito mais oportunidade de crescimento e desenvolvimento para o Brasil.”
Eduardo Bismarck (PDT-CE)
“Estou aqui nessa bela exposição da CNT no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, que comemora os 70 anos da entidade, que é muito importante para nós congressistas. Isso porque, com a interlocução da CNT aqui na Câmara dos Deputados, a gente pode conhecer mais profundamente o setor que — não precisamos nem dizer — é o setor mais importante do nosso país, por meio do qual, junto com o de logística, nós conseguimos fazer com que nossas cidades se desenvolvam, os negócios aconteçam e as pessoas possam também deslocar. Por isso, quero parabenizar a CNT pelos seus 70 anos e por essa exposição, que faz com que as pessoas possam conhecer ainda mais o setor.”