A CNT (Confederação Nacional do Transporte) visitou, nessa quarta-feira (4), a sede da CNM (Confederação Nacional de Municípios) para apresentar a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana, lançada recentemente. Na reunião técnica a CNT divulgou o estudo para que a CNM repasse as informações aos seus 5.200 associados. O objetivo é unir esforços para fortalecer as questões de mobilidade e colaborar com os candidatos, que serão os futuros prefeitos, a incorporar o tema da melhor forma possível em suas propostas de governo.
A apresentação da Pesquisa foi conduzida pelo diretor executivo da CNT, Bruno Batista. “O assunto tem uma relação concreta com as prefeituras. Fomos ouvir, diretamente, os usuários desses sistemas. As informações coletadas são essenciais para a formulação de políticas públicas municipais de mobilidade e para os prestadores de serviços. Com esses dados, o setor rodoviário de passageiros urbanos tem a oportunidade de saber os anseios e problemas indicados pelos usuários”, afirmou.
O diretor estava acompanhado do gerente executivo de Estatística e Pesquisa, Jefferson Cristiano, e do assistente técnico Jader da Silva Vaz, ambos da CNT. O encontro contou, ainda, com a participação virtual do presidente executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Francisco Cristovam, parceiro da iniciativa. Pelo lado da CNM, o grupo foi recebido pelo gerente de estudos técnicos, Vinícius Almeida, e os analistas Adilson Indi e Jurandi Arruda, técnicos da área de Transporte e Mobilidade.
O presidente executivo da NTU sugeriu um novo encontro para aprofundar o diálogo com a CNM e a CNT sobre aspectos relacionados ao operador. “Estamos em um momento de mudança na prestação de serviços, com o Marco Regulatório do Transporte Público e a reforma tributária. Também estamos lidando com uma nova geração de clientes e empresas, que exige um novo olhar e investimento. Precisamos de prefeitos com uma nova mentalidade, que vejam o transporte além de um mero negócio,” defendeu Cristovam.
O gerente de Estudos Técnicos da CNM, Vinícius Almeida, demonstrou interesse em novas rodadas de diálogo e adiantou que levará a proposta para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Vou repassar a Pesquisa da CNT para o presidente, que também identifica a solução para a mobilidade como uma das prioridades para os municípios”, destacou.
Sobre a Pesquisa
O levantamento da CNT, realizado com o apoio da NTU, entrevistou 3.117 pessoas em 35 municípios com mais de 100 mil habitantes, entre 18 de abril e 11 de maio deste ano. A Pesquisa tem como objetivo identificar os principais modos de transporte utilizados pela população brasileira, caracterizar os deslocamentos e avaliar a percepção dos passageiros sobre o segmento de transporte urbano no país. Os dados são cruciais para a gestão das empresas do setor e para a formulação de políticas de transporte de passageiros.
No âmbito dos municípios, destaca o que a população considera prioritário e o que pode ser melhorado em relação à infraestrutura e à implantação de faixas e corredores de transporte urbano. As informações auxiliam os gestores na elaboração de estratégias para incentivar o transporte coletivo e melhorar a qualidade do ar urbano.