A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou, neste ano, a Plataforma Ambiental do Transporte como uma ferramenta inovadora de gestão ambiental fundamental aos técnicos e coordenadores do Despoluir.

A Plataforma auxilia os usuários, pois disponibiliza dados de atendimentos prestados pelo Programa em tempo real, com eficiência e intuitividade. Nela, é possível gerar relatórios inteligentes e dinâmicos, com maior segurança de dados.

Além da Plataforma, a Gerência Ambiental da CNT lança, nesta terça-feira (26), mais uma importante funcionalidade na ferramenta: os painéis de consulta interativa. Essa função informa as federações sobre o desempenho de atendimentos efetuados a novos transportadores ingressantes no Programa Despoluir.

Esses indicadores implementados permitem, ainda, a comparação do total de empresas e autônomos atendidos em relação ao ano anterior. Para se ter uma ideia, apenas nos dois primeiros meses deste ano, o Despoluir já atendeu a mais de 740 empresas inéditas, o que já representa 22% da quantidade total de transportadores visitados no mesmo período.

“Esse indicador demonstra que o Programa tem grande capacidade de expansão, em vista de dois fatores importantes: reconhecimento do setor frente à qualidade do serviço prestado pelas equipes técnicas; e o investimento cada vez maior das empresas de transporte em iniciativas de responsabilidade ambiental”, afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O Despoluir é um Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT e executado pelas federações e unidades operacionais de todo o Brasil. O Programa tem se consolidado como uma das maiores referências nacionais na execução de serviços ambientais ao setor transportador. Ao longo de seus 16 anos de atuação, o Despoluir atendeu mais de 55 mil transportadores, totalizando mais de 4,3 milhões de avaliações de veículos distribuídos por todo o território brasileiro.