Inaugurado em 2011, o Porto Itapoá registrou, já em 2013, um crescimento superior a 70% em suas operações em comparação ao ano anterior. O empreendimento tem batido recordes de operação e é hoje o segundo porto em Santa Catarina em movimentação de cargas em contêineres. No ano passado, ele movimentou 486.722 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). De junho a dezembro de 2011, foram movimentados 87.196 TEUs. No ano seguinte, o número foi para 283.117 TEUs.

Graças às águas profundas da Baía da Babitonga e à infraestrutura do terminal, o Porto está preparado para receber as maiores embarcações que operam em águas brasileiras. Este seria um dos motivos para o rápido crescimento do Terminal. Até dezembro de 2013, 1146 navios atracaram no porto. Só no ano passado, foram 583 embarcações.

Diante do crescimento das operações, o Porto Itapoá pretende dar início, este ano, a seu projeto de ampliação. Inicialmente, devem ser providenciadas as licenças ambientais e operacionais para que, a partir do segundo semestre, sejam iniciadas as obras.

Porto privativo é inaugurado em Santa Catarina
Porto de Itapoá, em Santa Catarina, inicia atividades

Atualmente, o terminal portuário conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil m2, com capacidade para movimentar 500 mil TEUs/ano. Após a ampliação, o cais terá 1.200 metros de comprimento e o pátio, 450 mil m², em condições de movimentar aproximadamente 2 milhões de TEUs/ano.

Além do avanço da infraestrutura do terminal, a área retroportuária também tem se tornado um grande centro de investimentos na região, atraindo investidores e empresários do ramo logístico de todo o mundo. São 12 milhões de m² disponíveis numa área de 8 km de rodovias que dão acesso ao terminal.

Além disso, o Porto Itapoá emprega hoje, de forma direta, mais de 600 pessoas e gera aproximadamente 2 mil empregos indiretos. Mais de 800 grandes empresas utilizam o Porto Itapoá como operador logístico, que já conta com 14 serviços para o mundo todo.

A partir do Porto Itapoá são exportados, principalmente, produtos refrigerados devido à vocação catarinense e paranaense da indústria frigorífica, além de itens da indústria metalomecânica, madeiras e derivados. Em relação às importações, sobressaíram-se os produtos do setor de plástico e derivados, autoparts (peças de automóveis), químicos e eletrônicos.

Com informações do Porto Itapoá
 
 
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte