Chris standing up holding his daughter Elva

O Sistema Transporte marcou presença na comemoração dos 35 anos da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima). Realizado na noite dessa quarta-feira (11), o evento contou com a participação do presidente Vander Costa, que estava acompanhado pelos diretores da CNT, Valter Souza (relações institucionais) e Bruno Batista (executivo); do SEST SENAT, Vinicius Ladeira (adjunto); e do ITL, João Victor Mendes (executivo) e Eliana Costa (adjunta).

Em seu discurso, Vander Costa reiterou o compromisso da CNT (Confederação Nacional do Transporte) na defesa dos interesses dos transportadores representados pelos sindicatos, federações e entidades associadas. “Essa união de esforços é importante para fortalecermos o setor, e esse é o nosso papel. Por isso, estamos disponíveis para ouvir as suas demandas e entender as dificuldades na operação dos agentes marítimos, categoria indispensável para o funcionamento da cadeia logística brasileira”, disse.

O presidente do Sistema Transporte também enalteceu a importância estratégica das hidrovias brasileiras, principalmente pelo fato de o modal aquaviário dialogar fortemente com o potencial nacional para a multimodalidade. Por isso, a entidade se articula junto aos Poderes da República para destravar a atividade aquaviária, que esbarra em diversas deficiências estruturais. Por fim, Vander Costa felicitou a entidade pela celebração. “Parabéns à Fenamar por esta longa trajetória, marcada por inúmeros desafios e conquistas para o agenciamento marítimo do Brasil”, concluiu.

Para o presidente da Fenamar, Marcelo Neri, o enfrentamento dos desafios e a celebração das conquistas citadas por Vander Costa ganharam um novo contorno a partir do momento em que a Federação se afiliou à CNT. “A adesão à Confederação Nacional do Transporte, em 1992, fortaleceu a nossa presença em âmbito nacional, ampliando a capacidade de influenciar políticas públicas que afetam diretamente a categoria”, afirmou.

Marcelo Neri também enalteceu o papel fundamental dos agentes marítimos nos portos, sem os quais nenhum navio consegue atracar ou sair, já que esses profissionais são o elo entre as embarcações e as autoridades portuárias e lidam com todas as exigências legais. Ao público presente, ele também falou da importância da atuação da entidade para que essa categoria seja reconhecida como peça fundamental para a cadeia logística nacional. “A Fenamar tem uma história importante no agenciamento marítimo brasileiro. Esse marco de 35 anos reflete o poder da união e da representatividade de classe, além de nossa luta por melhores condições para a categoria”, afirmou.

Atualmente, a Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima conta com 15 sindicatos afiliados e 500 empresas associadas, que empregam mais de 11 mil profissionais no país. Em novembro, está prevista a inauguração do 16º sindicato, no estado de Sergipe.

História em Livro

Para eternizar a sua história, a Fenamar lançou, na celebração de seus 35 anos, o livro Fenamar: Desafios e Conquistas do Agenciamento Marítimo Brasileiro. As 300 páginas da obra foram redigidas a partir de uma minuciosa pesquisa histórica que narra a trajetória da entidade, desde sua fundação, em 7 de setembro de 1989, até os dias atuais. A publicação foi elaborada pelo jornalista e historiador Sérgio Willians.



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte