Em 15 anos de atuação, o Programa Despoluir traz consigo um legado ambiental pioneiro no transporte, com resultados robustos. São iniciativas realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em conjunto com o SEST SENAT, que orientam as empresas para uma correta gestão ambiental. As medidas incentivam a expansão de ações de sustentabilidade dos segmentos rodoviários de cargas e passageiros e colocam em evidência ações como a Avaliação da Qualidade do Diesel.

Criado em 2016, esse serviço permite aferir se o tanque de armazenamento e o combustível presentes nas empresas de transporte rodoviário estão contaminados com água, impurezas ou solventes. As inconformidades na composição do diesel provocam perdas de eficiência energética, o que aumenta o consumo e as emissões de poluentes na atmosfera.

Apesar do pouco tempo de atividade, a Avaliação da Qualidade do Diesel contabiliza 1.340 avaliações realizadas. Na prática, o serviço gratuito de análise do combustível já atendeu mais de 200 empresas. A qualidade do diesel é fundamental para evitar gastos desnecessários, como custos com manutenção corretiva dos veículos, além de propiciar a conservação de peças mecânicas automotivas. 

Para fortalecer a sustentabilidade ambiental nas empresas de transporte, o Despoluir oferece, adicionalmente, o Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador. Lançado em meados do ano passado, o projeto-piloto acompanha as medidas adotadas pelas empresas para reforçar boas práticas e promover a excelência ambiental no transporte. A expectativa da CNT é alcançar, em 2022, a conclusão dos treinamentos teóricos e práticos e iniciar o atendimento aos participantes dessa linha de ação.

A largada de toda essa mobilização ampara-se na primeira experiência exitosa do Programa Despoluir, quando, na sua criação, em 2007, lançou a Avaliação Veicular Ambiental, um serviço gratuito de inspeção de opacidade de veículos movidos a diesel que atende todo o Brasil. Ao longo desses 15 anos, essa linha de ação acumula 3,6 milhões de aferições realizadas, atendendo a mais de 55 mil transportadores. Seu foco é a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Assim, o Programa atinge seu propósito de contribuir com o meio ambiente, reduzindo as emissões de poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar e gerando benefícios à sociedade. A CNT e o SEST SENAT cumprem o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil e envolver o transportador, engajando-o em ações de responsabilidade socioambiental.
Leia também: Despoluir completa 15 anos

Foto: Augusto Ratis.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2021 - Confederação Nacional do Transporte