O dia 18 de maio marca a data nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta é sensibilizar, informar e engajar toda a sociedade na luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. No SEST SENAT, todas as iniciativas sobre o tema integram o projeto Proteção, um amplo trabalho que conta com acordos e parcerias junto a órgãos e empresas, capacitação de colaboradores, campanhas nacionais, produção e distribuição de materiais educativos, além da realização de palestras e rodas de conversa para sensibilizar os profissionais do transporte e a comunidade.

Para aumentar a conscientização da população, o SEST SENAT realizou, nessa semana, uma campanha digital e algumas Unidades fizeram ações a respeito do tema. O SEST SENAT participou, ainda, do evento de lançamento do Out of the Shadows 2022 (Índice Fora das Sombras), que mapeia a atuação de países no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, nessa terça-feira (16), em Brasília (DF), organizado pela Childhood Brasil.

Desde 2017, o SEST SENAT é parceiro da Childhood Brasil, instituição que participa da World Childhood Foundation e foi criada, em 1999, pela rainha Sílvia, da Suécia. Por meio dessa parceria, as entidades desenvolvem ações socioeducativas que fortalecem e ampliam a rede de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Atenção!

Ao identificar um caso de violência contra crianças e adolescentes, denuncie! Só assim, as medidas necessárias podem ser tomadas.

Saiba qual é o caminho para realizar uma denúncia:

> Disque 100

> Ligue 180

> Disque 100 no WhatsApp: (61) 99656-5008.

Entenda

O que é abuso sexual de crianças e adolescentes?

O abuso pode se expressar de diversas maneiras, culminando em uma situação na qual uma criança ou um adolescente é invadido em sua sexualidade e usado para gratificação sexual de um adulto ou mesmo de um adolescente mais velho. Pode ocorrer dentro ou fora do núcleo familiar.

O que é exploração sexual de crianças e adolescentes?

É caracterizada pela relação sexual de uma criança ou um adolescente com adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro ou para a obtenção de favores variados.

Por que 18 de maio?

A data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate  ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pela lei nº 9.970/00. Ela marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes em todo o território brasileiro.

O dia faz alusão a um crime cometido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), que ficou conhecido como Caso Araceli. Araceli era uma menina de apenas oito anos de idade que sofreu rapto, abuso sexual e foi assassinada.

A proposta é sensibilizar, informar e engajar toda a sociedade nessa luta, pois é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.