A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa quinta-feira (8), da abertura da Jornada da Sustentabilidade, evento promovido pelo SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região). Realizada até o dia 9 de maio, a iniciativa tem como objetivo fomentar o debate sobre a agenda ESG no setor de transporte, com foco na adoção de práticas responsáveis nas dimensões ambiental, social e de governança.
Na abertura oficial, o analista da CNT Raflem Santos ministrou a palestra magna e apresentou o Catálogo CNT de Práticas Sustentáveis – publicação que reúne ações voltadas à elevação do desempenho ambiental das empresas de transporte. O material oferece sugestões que vão desde iniciativas simples até estratégias mais estruturadas, adaptadas à realidade do transporte rodoviário.
“A CNT conseguiu reunir, em um único volume, as melhores práticas que uma empresa transportadora pode adotar para tornar sua operação mais sustentável. Ao customizar esse conteúdo para o transporte rodoviário, a Confederação facilita o acesso à informação e demonstra que a combinação de diferentes ações pode gerar impactos positivos significativos para o meio ambiente”, destacou Raflem Santos.
Durante a apresentação, também foram evidenciados os avanços em tecnologias veiculares sustentáveis monitoradas pela CNT e os resultados do Programa Despoluir no estado de São Paulo. A iniciativa, coordenada pela CNT e pelo SEST SENAT, tem se consolidado como uma importante ferramenta de controle de emissões e promoção da sustentabilidade no setor.
A programação do primeiro dia contou ainda com três painéis temáticos voltados aos pilares ESG. Representantes de empresas de transporte compartilharam boas práticas e cases de sucesso que vêm contribuindo para uma operação mais eficiente, ética e comprometida com a responsabilidade socioambiental.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte