Um novo sistema que já está em funcionamento em 14 aeroportos brasileiros permite o reconhecimento facial de passageiros de voos internacionais. O sistema, controlado pela Receita Federal, faz a identificação por meio de características faciais únicas de cada indivíduo. Os terminais que contam com o sistema são os de Brasília (DF), Confins (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Galeão (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Gonçalo do Amarante (RN) e Viracopos (Campinas-SP).

Segundo o órgão, a tecnologia deve agilizar o atendimento aos viajantes, já que a atuação da Receita recairá, preferencialmente, sobre passageiros que apresentem risco potencial de estarem praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações.

O reconhecimento é automático e permite a seleção dos passageiros para uma fiscalização mais aprofundada sem interferir no fluxo dos demais passageiros. Essa seleção será pautada em critérios objetivos de gerenciamento de riscos, utilizando-se de informações individualizadas do viajante, previamente analisadas.

Conforme a Receita Federal, o sistema realiza o cruzamento dos dados antecipados de passageiros enviados pelas cias aéreas com o banco de dados do Fisco (como renda declarada, ocupação, frequência e natureza das viagens realizadas) e permite a integração com bancos de dados de outros órgãos de controle de fronteira e segurança, como Polícia Federal e Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Assim, também deve aumentar a eficiência no combate a crimes transnacionais, como tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, comércio clandestino de pedras preciosas e obras de arte de alto valor. 

Com informações da Receita Federal


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte