Ocorreu, nesta sexta-feira (7), a reunião regional da OIE (Organização Internacional dos Empregadores), em Genebra, Suíça. Participaram os membros da OIE das Américas e Caribe. Desde 2016, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) é afiliada da entidade e divide a representação do Brasil com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). A missão da OIE é encaminhar as demandas do setor patronal perante a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Durante o encontro, debateu-se a formação do novo conselho da OIE para o mandato de 2024 a 2027. Foram definidos, ainda, os temas-chave a serem levados à OIT, entre eles: uma OIT mais equilibrada e atenta aos interesses dos empregadores das Américas e Caribe; a defesa de liberdade de associação; a necessidade de um diálogo social efetivo; a criação de ambientes propícios para a sustentabilidade empresarial; e a questão da informalidade do mercado.
Em representação ao Sistema Transporte, participaram da agenda a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais, Frederico Melo; e o assessor internacional da CNT, Thiago Luiz Ticchetti.