A mais recente edição da Revista CNT Transporte Atual traz uma matéria de capa sobre o novo marco regulatório do TRIP (transporte rodoviário interestadual de passageiros), que permite a abertura gradual e progressiva do segmento. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vai detalhar as novas regras por meio de workshops para facilitar o entendimento sobre o novo sistema e as determinações que as empresas precisarão seguir.
A entrevista do mês é com o cientista político Antonio Lavareda. Ele fala sobre a diferença entre defender e fortalecer a democracia — ambas atitudes indispensáveis para o Brasil contemporâneo. “Para uma democracia ser revitalizada, é preciso aumentar a taxa de participação efetiva dos indivíduos nos processos decisórios”, diz. Lavareda ainda convoca a classe empresarial a apresentar seus projetos perante os Poderes, com transparência e dentro do melhor espírito republicano.
Além disso, a publicação destaca o plano do governo para o escoamento de grãos, que investe em corredores do Arco Norte, bem como esclarece dúvidas sobre o free flow, o sistema de cobrança que elimina as praças de pedágio.
Há também uma reportagem sobre a jornada completa de aprendizagem oferecida pelo SEST SENAT.