“O setor de transporte quer ajudar a construir um país melhor. A revista CNT será o fórum de debates para se atingir essa meta”. Esse era o tom do editorial da primeira edição da revista CNT, em maio de 1995. Em um Brasil que vivia sob a batuta de Fernando Henrique Cardoso e com seu Plano Real, a revista já apontava para demandas que o setor pleiteia até hoje. Algumas ainda continuam em suas páginas, entre outros temas que não perderam a relevância, como a necessidade de investimentos em infraestrutura de transporte, a tão sonhada integração modal e os desafios do universo empresarial.
Em 26 anos de circulação, foram muitos marcos: mostramos o início do salto chinês em infraestrutura, atentamos para a introdução de tecnologias que trouxeram mais eficiência e segurança para os veículos, discutimos soluções e apontamos qual caminho seguir. Comemoramos datas marcantes para o transporte nacional e entrevistamos diversas personalidades, como presidentes da República, ministros de Estado de diversos setores, economistas de renome e até campeões de Fórmula 1. Com isso, fica claro que a revista sempre transpirou pluralidade e contribuiu para ampliar o conhecimento do setor de transporte.
É chegada a hora de darmos um passo adiante nessa caminhada; de evoluirmos, sem perdermos a essência da publicação. Por isso, na edição 289, apresentamos a nova revista CNT Transporte Atual. O novo projeto gráfico e editorial tem um formato mais moderno, mais atual e mais alinhado com as novas tendências. Com páginas mais limpas e um novo estilo de fontes, valorizamos as imagens. Tudo isso para permitir uma leitura mais agradável e fluida e possibilitar ao leitor uma melhor experiência. A publicação também segue a tendência do mercado editorial, com textos mais concisos e uso de mais infografias e artes.
“A história da revista se confunde com a história do transporte. Em todos esses anos, a publicação pontuou entraves e debateu soluções para os gargalos enfrentados pelo setor”, afirma Vander Costa, presidente da CNT, salientando que é necessário sempre evoluir. “É por isso que, em 2020, a CNT passa por essa reformulação. A nova revista vem para reafirmar o nosso compromisso com o setor de transporte, pois, enquanto fonte de informação especializada, ela é essencial para lançar luz sobre os temais mais relevantes para a atividade transportadora, além de apoiar a tomada de decisão e a gestão dos negócios.”
O novo projeto gráfico da revista foi apresentado durante um almoço na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, nesta quarta-feira (4). O evento contou com a presença de empresários do setor de transporte e jornalistas.
Ao longo de sua história, a revista passou por renovações editoriais.
A edição 289 destaca, como reportagem de capa, o recorde de atendimentos do SEST SENAT em 2019. O trabalho, realizado em parceria com a CNT e o ITL contribui para o desenvolvimento do transporte.
O médico Drauzio Varella estreia como colunista da publicação. Além disso, a edição traz uma nova seção, chamada Transporte pelo Brasil, com informações do transporte pelo país.
Entrevistado da edição, o economista Fernando Sampaio analisa o atual cenário econômico do Brasil e faz projeções para 2020.
A reportagem do rodoviário destaca a tecnologia que pode ser ameaça à segurança nos veículos; do aquaviário, a implantação de sistemas comunitários deve acelerar o comércio exterior; do ferroviário, as curiosidades do passeio de trem mais bonito do Brasil; e do aéreo, o impacto do coronavírus nas operações das companhias aéreas.
Tem ainda o lançamento do Glossário CNT do Transporte e a importância do cuidado com a marca e da experiência do usuário para as organizações.
Clique aqui para fazer download da nova edição.
Algumas matérias publicadas na revista repercutiram em outros veículos de comunicação.
Ao longo de todos esses anos de publicação, a revista CNT foi premiada e reconhecida pelo seu trabalho desenvolvido.
Prêmio Abear de Jornalismo
“Entrega pelo Ar” - Carlos Teixeira
“A fantástica jornada das malas” - Gustavo T. Falleiros (2019)
“Ameaça nos ares” - Evie Gonçalves (2018)
“O transporte que salva vidas” - Cynthia Castro (2015)
“Segurança contra raios” - Evie Gonçalves (2015)
Prêmio ANPTrilhos
“Comunicação imediata” - Evie Gonçalves (2018)
“Lixo nos trilhos” – Evie Gonçalves (2017)
“Próximo à estação” – Diego Gomes (2017)
“Crescimento sobre trilhos – Diego Gomes (2017)
Prêmio CNH Industrial
“Perigo nas águas” – Diego Gomes