O SEST SENAT inaugurou, nesta quinta-feira (21), em Rio Negrinho (SC), uma nova estrutura de atendimento na cidade. A nova unidade operacional, batizada de Dona Francisca, já está pronta para atender, por ano, até 35 mil trabalhadores do transporte, além dos seus familiares e da população em geral. A unidade está localizada na Rua Maestro Max Jakuch, no 135, no bairro Industrial Norte.
Durante a solenidade de inauguração, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reconheceu a missão do SEST SENAT de cuidar do bem-estar das pessoas com as clínicas de saúde e anunciou que as portas do SEST SENAT estão abertas não só para os profissionais do transporte, mas também para toda a população. “O SEST SENAT faz um trabalho de formação profissional do trabalhador para o transporte. Por isso, as portas estão abertas para quem quiser se qualificar e entrar para o setor”, ressaltou.
O presidente ainda destacou os recursos voltados para a sustentabilidade que a unidade tem, como geração própria de energia por placas fotovoltaicas, o reaproveitamento do uso da água da chuva, as lâmpadas de LED e as janelas com proteção para redução do calor. “Nós temos a tranquilidade de dizer que estamos trabalhando pela sustentabilidade. Até o encerramento da minha gestão, em 2027, o SEST SENAT vai gerar energia elétrica para todo o Sistema Transporte. Hoje, estamos próximos de gerar 50% de energia, mas, com mais dois anos, alcançaremos 100%”, exaltou.
O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de Santa Catarina, Dagnor Schneider, ressaltou a qualidade do atendimento da Instituição a toda a população ao relembrar a conquista da certificação GPTW (Great Place to Work). “Ressalto a pujança do SEST SENAT no país, com destaque para as certificações do GPTW, estando o estado de Santa Catarina no topo das colocações pelo segundo ano consecutivo. Essa é uma avaliação da maturidade da nossa administração, tornando o SEST SENAT uma referência em gestão de gente e processos para dar o melhor atendimento aos nossos usuários”, celebrou.
Presente no evento, o prefeito de Rio Negrinho (SC), Caio César Treml, elogiou a atuação local do SEST SENAT. “O SEST SENAT tem muito a contribuir com a formação profissional dos nossos trabalhadores do transporte e com a saúde da nossa população. É uma parceria muito importante, fazendo com que as filas nas unidades de saúde do município diminuam com a prestação dos serviços de saúde dessa Instituição. Os cidadãos de Rio Negrinho são cada vez mais bem cuidados pelo SEST SENAT”, enfatizou.
Com atendimento gratuito para os profissionais do transporte de todos os modais, a unidade, que está em novo endereço, continua ofertando serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Além disso, disponibiliza cursos presenciais sobre vários temas, como transporte, logística, gestão, segurança, desenvolvimento pessoal. Treinamentos a distância em 11 áreas do conhecimento também estão disponíveis na plataforma EaD da Instituição: digital.sestsenat.org.br
A nova estrutura conta com três salas de aula, cada uma com capacidade para 25 alunos, e uma sala de informática com 18 computadores. Já na área de saúde, são quatro consultórios equipados para fornecer atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia (com quatro cadeiras odontológicas). A capacidade de atendimento é de aproximadamente 35 mil pessoas por ano. O empreendimento está funcionando em um espaço de 8.640 m², onde foram investidos cerca de R$ 17 milhões.
A unidade recebeu o nome de Dona Francisca, homenageando uma figura histórica e importante da região. A princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, deu nome à colônia fundada por imigrantes na região e à estrada construída por essa população. Essa via tinha como objetivo ligar as cidades do interior a Joinville e ao litoral catarinense, facilitando o escoamento de produtos, especialmente da erva-mate, cujo comércio estava em franco crescimento na época.
Hoje, a Estrada Dona Francisca (SC-418) permanece fundamental para o Planalto Norte catarinense, ligando Joinville ao planalto, cruzando a Serra do Mar, e mantendo seu papel econômico de distribuição da produção regional.
Santa Catarina tem 12 unidades do SEST SENAT, distribuídas por todo o estado. No Brasil, a Entidade conta com 169 unidades operacionais localizadas nas cinco regiões do país. Todas elas atuam na formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, com metodologias atraentes e conteúdo que atendem às demandas do mercado. A Entidade é reconhecida nacionalmente por preparar profissionais para a execução de atividades com eficiência, reflexão crítica e segurança, além de torná-los aptos a operarem novas tecnologias. As capacitações permitem o enfrentamento de todos os desafios da atividade transportadora em qualquer segmento.
A inauguração da unidade de Rio Negrinho (SC) integra o Plano de Expansão e Melhoria da Rede Física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação da infraestrutura das unidades permite à Entidade oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.