Chris standing up holding his daughter Elva

Resumo da notícia

Com margens de lucro cada vez mais apertadas, empresas buscam alternativas para melhorar eficiência e reduzir custos.

Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT capacita condutores para redução de consumo de combustível e de despesas com manutenção.

Capacitação também contribui para aumentar sustentabilidade dos negócios em estratégias de responsabilidade ambiental das organizações.

Ganhar eficiência é decisivo para a sustentabilidade de qualquer negócio. No segmento de transporte rodoviário, penalizado pelo baixo desempenho da economia e pelo elevado preço dos insumos, empresas preocupadas em obter resultados melhores têm buscado soluções capazes de gerar redução no custo operacional e melhoria da produtividade. O diesel – principal insumo do segmento – é um alvo importante; e o Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT, um aliado de peso das empresas que querem diminuir os custos com ele.  

“Hoje, a margem de lucro é muito apertada. Se você consegue baixar o consumo de diesel, isso melhora a rentabilidade, sobra mais dinheiro no caixa para fazer investimento e comprar mais caminhões”, diz Anselmo de Medeiros, gerente operacional da Tempo Real Transportes, que opera no Acre e em Rondônia. A empresa já adota incentivos financeiros para condutores que melhoram a média de consumo. A outra estratégia adotada foi a capacitação dos condutores por meio do programa do SEST SENAT.

Segundo Medeiros, o objetivo é aliar o conhecimento dos profissionais ao potencial da tecnologia embarcada, o que possibilita melhor desempenho do veículo. “Um resultado eficiente também depende do motorista. E o treinamento ajuda, porque, se ele não conhecer como a máquina funciona, não há incentivo que faça gastar menos combustível.” Quando se consegue aliar técnica e tecnologia, o resultado vem – diminuição de cerca de 15% –, estima o gerente operacional.

Como o conhecimento desenvolvido nos cursos se transforma em economia? Ninguém melhor do que quem coloca a mão na massa para explicar isso. “Você aprende ações que fazem a diferença no dia a dia. Desde criar rotas, evitar o trânsito pesado, fazer uma checagem do caminhão, dirigir com previsibilidade e dentro da faixa ideal de rotação do motor, seja de caminhão, ônibus ou até veículo de passeio”, relata Francisco de Assis Ferreira Silva, transportador autônomo e um dos alunos do programa.

Ele também calcula que tem obtido uma economia de cerca de 15% no consumo de diesel desde que realizou o curso Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver. E lembra que o benefício não é apenas econômico mas também social, já que menos combustível significa menos emissões de poluentes. “A gente consegue fazer a manutenção com mais confiança, otimizar o consumo de combustível e reduzir, além de custos, a emissão de gases, que vai melhorar inclusive nossa qualidade de vida.”

Os cursos que integram o programa têm certificação reconhecida internacionalmente. O selo é do programa FleetSmart, do governo canadense, e é resultado de um acordo firmado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT com o NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Além disso, as aulas não são ministradas com a convencional explanação do instrutor para o aluno. “O curso acontece em uma plataforma com diferentes ações educativas, utilizando metodologias ativas e modernas estratégias para desenvolver práticas de condução e consumo conscientes. O aluno começa participando das dinâmicas na sala de aula e conclui no simulador de direção, melhorando a sua percepção quanto à operação eficiente”, explica Jackson Alves dos Santos, instrutor do Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT.

Segundo ele, ao aprender a observar cada detalhe no manuseio dos equipamentos, além de economizar diesel, o motorista contribui para diminuir a deterioração do veículo, o que reduz gastos com manutenção. “O condutor ainda estabelece uma vantagem competitiva para si e para a empresa onde trabalha e melhora a sua imagem profissional e a do setor de transporte”, complementa.  

Responsabilidade ambiental: estratégia de negócio

Existe, ainda, outro fator capaz de gerar resultados financeiros positivos para a empresa, mesmo que de forma indireta. A responsabilidade ambiental é um requisito observado cada vez mais por clientes na contratação de serviços e na aquisição de produtos e agrega valor à imagem da empresa.

Uma pesquisa de 2017 apontou que 55% dos consumidores, frequentemente ou sempre, dão preferência a empresas ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente, e apenas 15% disseram que raramente ou nunca o fazem. O levantamento foi realizado pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisa de mercado, junto a 2.065 internautas.   

Com essa mentalidade, a Nossa Senhora da Vitória Transportes, de Sergipe, tem adotado uma série de medidas para elevar a sustentabilidade de suas operações. No começo deste ano, um instrutor do Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética foi à empresa e capacitou 60 motoristas. “Falava-se muito sobre minimizar problemas ambientais da atividade transportadora, e esse programa ensina as melhores práticas para reduzir consumo de combustível e despesas com manutenção e preservar o meio ambiente”, diz William Azevedo, gerente operacional.

E os efeitos já começam a ser percebidos, não em planilhas, mas na caixa de emails de William Azevedo: as notificações do setor responsável pelo abastecimento, alertando que o consumo de combustível está acima do esperado, vêm caindo. “Quando o desempenho está muito abaixo do esperado, é preciso verificar, falar com o motorista. E isso não está mais acontecendo.” Mais um ganho em eficiência.

Conheça os cursos

Os cursos são gratuitos para profissionais que trabalham em empresas de transporte contribuintes do SEST SENAT

Cursos presenciais

Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver – 12 horas

Inclusão Digital – 4 horas

Clique aqui e acesse a página do programa para saber mais. 

Curso a distância

Gestão de Combustível - Fuel Management - 8 horas (gratuito para todos os públicos)

Entre em contato com as Unidades ofertantes do programa para saber mais sobre matrículas e formação de turmas nas empresas

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte