?A Scania lançou, nessa quarta-feira (29), o LA8x2, um caminhão com cavalo mecânico que se apresenta como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias. Essa nova configuração foi demandada por transportadoras principalmente após resolução nº 210/211 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que trata dos limites de pesos e dimensões de veículos. O modelo promete redução de custos, menor consumo de pneus e manutenção para alguns segmentos. Ele ainda pode ser 100% financiado por meio das atuais linhas de crédito disponíveis.

“A configuração 8x2 permite o aumento de capacidade de cargas em comparação à 6x2 com 'vanderleia' - carreta com três eixos espaçados -, e menor custo operacional em relação a um bitrem, mantendo a composição dentro da lei”, informou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil, Celso Mendonça.

O custo operacional deste caminhão completo, que é vendido pela Scania por R$ 550 mil, reduz em pelo menos 5% o valor total investido pelas empresas transportadoras em caminhões com tecnologia similar, de acordo com o diretor de Vendas de Veículos da marca, Victor Carvalho. “Atualmente, um caminhão com cavalo mecânico 6x2 tem um custo inicial de R$ 520 mil, porém possui um gasto adicional maior na composição do conjunto. O 8x2, por sair com configuração pronta de fábrica, tem o valor fechado, estando apto para rodar”, destacou.

Porém, segundo o gerente de Engenharia de Vendas da Volvo, Álvaro Menocin, fabricante que também apostou em uma configuração de caminhão com cavalo mecânico similar ao da Scania, ao lançar, no ano passado, o FH8x2, é preciso atenção quanto ao nicho de mercado. “Essa é uma alternativa viável para clientes que têm um tipo de transporte definitivo, pois é necessária, para essa configuração, adequar-se a uma carreta apropriada. É interessante, por exemplo, para quem transporta carga líquida em geral, como combustíveis, alimentos como o leite, e também areia, pedra, brita, calcários, entre outros.” O modelo da Volvo, com 540 cavalos de potência, cabine alta e um pacote completo de acabamentos, sai atualmente por R$ 565 mil.

Uma outra vantagem destacada pela Scania é que a configuração do 8x2 permite que o caminhão trafegue aos fins de semana e, com autorização prévia, das 18h às 6h, conforme resolução do Contran e respeitando a Lei do Motorista. “O 8x2 é a nova alternativa para alcançar esses objetivos, com o benefício de não ter restrições de circulação, ao contrário do rodotrem, e ainda transportar quase a mesma quantidade de carga de um bitrem, que hoje precisa rodar com um cavalo 6x4”, disse Celso Mendonça. O sócio-proprietário da transportadora paranaense G-10, Valdeci Adamucho, valida esse argumento. “Essa foi uma solução viável para a minha empresa. Muitas vezes, carregávamos o caminhão ao final da tarde e não podíamos iniciar viagem naquele mesmo dia”, relata.

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