Chris standing up holding his daughter Elva

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) promove, na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a terceira edição do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito. Com o lema “Paz no trânsito começa por você”, o evento teve início nessa segunda-feira (2), segue até a quarta-feira (4) e conta com painéis conduzidos por autoridades, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas. 

O Sistema Transporte é um dos apoiadores da iniciativa. Vinicius Ladeira, diretor executivo nacional interino do SEST SENAT, participou da solenidade de abertura, representando o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa. Representantes de diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito também estiveram presentes, com foco na meta comum de reduzir os sinistros nas estradas.

Durante a cerimônia de abertura, Vinicius Ladeira destacou o compromisso do Sistema Transporte em promover um trânsito mais seguro, ressaltando a realização de centenas de campanhas educativas. “Precisamos necessariamente unir esforços para encaminhar soluções efetivas. Mesmo sendo um tema complexo que não tem solução única, a educação é um caminho necessário para que possamos avançar na redução das mortes no trânsito”, afirmou.

Ladeira também ressaltou o trabalho das 169 unidades operacionais do SEST SENAT, que atuam de norte a sul do Brasil, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional não apenas de caminhoneiros e motoristas de ônibus, mas também dos trabalhadores de todos os modos do setor de transporte e da sociedade em geral.

No Seminário, Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito, trouxe a necessidade de se adotar uma nova perspectiva para promover a conscientização pela segurança no trânsito. “Esse Seminário e as campanhas do próximo ano devem focar cada vez mais nos fatores de riscos. Devemos pensar não só na educação do condutor e do pedestre, mas também na do gestor de trânsito. O sistema tem que ser seguro”, pontuou.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, destacou o papel estratégico do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). O programa, que busca reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, pode salvar cerca de 86 mil vidas. “O PNATRANS propõe uma nova forma de atuação. É um programa de Estado que traz uma visão sistêmica e a integração de todos os setores”, sublinhou Maria Alice. “Precisamos criar essa sinergia entre todos os gestores de trânsito com um único objetivo: a busca contínua por salvar vidas”, ressaltou.

Também marcaram presença no seminário representantes do Ministério da Saúde, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Câmara dos Deputados, do DNIT, de Detrans, entre outras autoridades e especialistas. 

O 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito está sendo transmitido ao vivo, pelo canal do Ministério dos Transportes no YouTube. A programação completa pode ser conferida aqui.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte