Nessa quinta-feira (25), o SEST SENAT de Foz do Iguaçu (PR), recebeu um novo nome e, agora, se chama Octaviano da Ros, em homenagem ao empresário do setor de transporte. Octaviano nasceu em 1920 e dedicou mais de 50 anos de sua vida ao transporte brasileiro. Ele faleceu em 2007, deixando três filhas, sete netos e quatro bisnetos.

Octaviano iniciou a sua trajetória no setor em 1954, ano que adquiriu a Empresa Sul-Americana de Transportes em Ônibus, em Curitiba (PR). Ele também foi um dos fundadores do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros em Ônibus. No mesmo período, inaugurou a empresa Stour Agência de Turismo. Octaviano contribuiu ativamente para o desenvolvimento do oeste do estado do Paraná, modernizando e trazendo linhas inéditas para o sul do país. Após 50 anos no comando da empresa Sul-Americana, transferiu suas linhas para a Autoviação Catarinense.

Na cerimônia de renomeação, o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná e da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná), Sérgio Malucelli, entregou ao genro do homenageado, Thadeu Castello Branco e Silva, uma placa de reconhecimento aos trabalhos realizados pelo empresário. Outros familiares presentes na cerimônia foram as filhas Dione Da Ros Ribas e Mariangela Da Ros Gasparin, e o genro Sérgio Ayres Gasparin.

“Para nós é um orgulho eternizar os serviços e o legado deixado pelo Octaviano. São personagens como ele que fizeram do transporte de cargas ser o que é hoje, um setor respeitado e com força no cenário estadual. Aos familiares presentes aqui, queremos dedicar essa horaria como forma de agradecimento de todo o setor”, disse o presidente da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli.

Serviço:

O endereço do SEST SENAT em Foz do Iguaçu (PR) é Rua Rufino Vilhordo, Parque Presidente II.