A formação dos condutores e a conscientização no trânsito foram temas da 7ª Reunião Ordinária da CTEDUC (Câmara Temática de Educação para o Trânsito) do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Na ocasião, os representantes do SEST SENAT agregaram valor ao evento trazendo conhecimentos aprofundados sobre o Sistema Transporte, com vistas a buscar soluções para aprimorar as ações referentes à educação de trânsito no Brasil.
Christian Riger e Laiana Brito, analistas da Gerência Executiva de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, representam a instituição na CTEDUC. O SEST SENAT, com a expertise na formação de condutores, visa contribuir para a melhoria do processo de formação de motoristas e da educação no trânsito.
O encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no edifício-sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília, e reuniu representantes de 22 órgãos da União, dos estados e dos municípios, além de especialistas em trânsito. Na oportunidade, os participantes também avaliaram atos normativos de interesse geral com vistas a verificarem a razoabilidade dos impactos deles no Sistema Nacional de Trânsito e subsidiarem as tomadas de decisão do Contran.
Sob a coordenação de Sirlei Kuiava, representante da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a reunião contou com a participação de representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do Detran de diversos estados, da CET/SP (Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo), da Abrauto (Associação Brasileira das Autoescolas), da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores), do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), entre outros.
Sobre a CTEDUC
As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran responsáveis por estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para as decisões do Conselho, conforme estabelecido no artigo 13 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A CTEDUC tem os objetivos principais de discutir e propor medidas para aprimorar a educação de trânsito em todo o país.