O SEST SENAT marcou presença, pela primeira vez, como expositor na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada de 26 a 28 de novembro, na Arena BRB, em Brasília (DF). Com o tema "Inovação, Inclusão e Sustentabilidade", o evento promovido pelo MEC (Ministério da Educação), por meio da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), reforçou a importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento do país.
No estande, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar tecnologias de ponta, como óculos de realidade virtual, para a simulação de direção defensiva, e um avançado simulador de aeronave. As atrações despertaram a atenção dos jovens interessados em cursos de qualificação profissional oferecidos pelo SEST SENAT. Um dos momentos marcantes foi a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, que testou o simulador de aeronave.
Roberta Diniz, gerente executiva da Gerência de Desenvolvimento Profissional, destacou a importância da participação no evento. “Essa oportunidade reforça nosso compromisso com a educação profissional e a inovação no setor de transporte. Aqui, mostramos inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e de inovação para o setor de transporte”, disse.
Com cursos que atendem a demandas dos mercados nacional e internacional, o SEST SENAT se consolida como referência na formação de técnicos qualificados. André Luiz, técnico do curso de Mecânica de Aeronaves, ressaltou o crescimento do setor. Segundo ele, “após a pandemia, a aviação dobrou a demanda; e a busca por técnicos aeronáuticos mantém-se em constante expansão. Em Brasília, cerca de 70% dos mecânicos foram formados pelo SEST SENAT”.
O instrutor também destacou o programa Asas para Todos, desenvolvido em parceria com o MEC e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que busca ampliar a diversidade e a inclusão na aviação, inserindo mulheres e pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. "Hoje, apenas 3% dos mecânicos aeronáuticos no Brasil são mulheres. Nosso programa busca ampliar a participação desse público, oferecendo oportunidades e incentivando a equidade de gênero”, disse André Luiz, que também compartilhou o caso de sucesso de uma aluna que, após concluir o curso, se tornou a primeira mulher no Brasil a realizar o translado de uma aeronave entregue pelo fabricante. “Esse marco foi alcançado graças à formação de excelência oferecida pelo SEST SENAT”, comemorou.
Rogério França, técnico de formação profissional, destaca que a Instituição não apenas qualifica, mas também transforma vidas. “Ser certificado pelo SEST SENAT tem um peso muito grande, e muitos alunos conquistam rapidamente posições no mercado de trabalho. Nosso papel vai além da qualificação: promovemos qualidade de vida e crescimento para os trabalhadores e as suas famílias”.
Com mais de 400 projetos apresentados por 56 instituições, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica abordou diversos temas, como inteligência artificial, robótica, realidade virtual e sustentabilidade. A participação do SEST SENAT reforçou seu protagonismo na promoção da inovação, qualificação profissional e inclusão social, fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento do setor de transporte.