O SEST SENAT inaugurou, nesta quarta-feira (14), o Centro de Treinamento Aquaviário, localizado na unidade de Belém (PA). O espaço é um marco para o transporte aquaviário do Norte do país. Equipado com um simulador de última geração, o Centro vai promover melhorias na capacitação de profissionais do segmento, elevando o padrão de segurança e a eficiência da navegação.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou que “o Centro reforça o compromisso do SEST SENAT em promover a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais do setor de transporte e do segmento aquaviário, contribuindo, dessa maneira, para o fortalecimento e o avanço da atividade transportadora”.

O presidente do Conselho Regional Norte II do SEST SENAT e diretor-presidente da Transportes Bertolini, Irani Bertolini, corroborou a relevância do SEST SENAT e do Centro de Treinamento para a capacitação profissional dos trabalhadores da região. “O Centro é muito importante para o transporte fluvial da Amazônia. Com ele, nós vamos poder reciclar os nossos marinheiros, para que acompanhem o avanço das tecnologias e estejam preparados para o novo, para a melhorar o transporte fluvial”, exaltou.

O Centro de Treinamento Aquaviário

O Centro é um complexo de três ambientes. Cada um deles foi concebido para receber atividades de ensino teórico e prático, proporcionando a futuros marinheiros, capitães, pilotos, mestres e contramestres fluviais conhecimento e uma experiência imersiva em ambientes simulados.

Na sala principal do Centro fica o simulador aquaviário. Com tecnologia de ponta desenvolvida pela Technomar Engenharia, o simulador replica a cabine de comando de uma embarcação. Nela, o aluno vivencia, de maneira realista, a experiência da condução. Em outra sala fica o instrutor, que determina como será o exercício simulado. Ele define qual será a embarcação, bem como as condições de navegação, o clima e outros imprevistos com os quais o aluno precisará lidar.

Ao todo, o equipamento simula 12 tipos de embarcações, 16 percursos e vários portos brasileiros, como os de Belém, Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), destacando simulações nos principais portos do Arco Norte, como Barcarena (PA), Santarém (PA), Santana (PA) e Itacoatiara (AM). Durante o evento de inauguração, os convidados puderam presenciar ao vivo o simulador em funcionamento.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, afirmou que, “ao oferecer uma infraestrutura moderna para a qualificação profissional, a entidade prepara os trabalhadores do segmento para um serviço dinâmico e proporciona o aprimoramento constante de suas habilidades técnicas e práticas”.

Operação

O Centro de Treinamento Aquaviário vai passar por três fases de desenvolvimento operacional. Na primeira, vai haver visitas técnicas nas empresas da região para levantamento e entendimento de demandas do setor, para proposição e estruturação de um portfólio de cursos.

a partir de setembro, já começam a ser ministradas as aulas do primeiro curso do Centro: Gerenciamento de Recursos de Passadiço. O curso vai ser oferecido em parceria com a STC, uma das maiores instituições de ensino de transporte aquaviário do mundo, localizadas em Roterdã (Holanda).

As outras duas fases contarão com a formação dos instrutores do SEST SENAT e a criação de um portfólio mais estruturado de cursos, além do credenciamento junto à Marinha do Brasil para ofertar cursos da NORMAM 104, que são treinamentos cujas habilitações especializadas são requisitos para o exercício de atividades em navios de passageiros e em companhias de navegação.

Estima-se que colaboradores de mais de 6 mil empresas do segmento na região poderão ter a oportunidade de aprimorar as habilidades de navegação e manobra de embarcações em diferentes condições e cenários.

ESG

A implantação do centro de treinamento contribui também para a sustentabilidade ambiental, uma vez que tem como objetivo promover o aumento do transporte por vias navegáveis, um modal mais barato e com menores índices de emissão de poluentes.

Essa atuação tem alinhamento com as diretrizes de ESG que estão sendo implantadas pelo Sistema Transporte na busca por um desenvolvimento mais sustentável e responsável do país.

Centro de Treinamento Aquaviário do SEST SENAT
Local: Unidade do SEST SENAT de Belém (PA)
Endereço: Rod. Augusto Montenegro, 765 – Águas Negras

Entre em contato com a unidade e saiba mais