Na próxima terça-feira, 30 de maio, será inaugurada a nova unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Nova Friburgo (RJ). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A solenidade está marcada para as 14h30.

O valor do investimento na nova sede é de cerca de R$ 19 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A nova unidade está na Avenida Eugênio Gaiser, n.º 364, Centro.

A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia que já eram disponibilizados na antiga unidade. A capacidade é de mais de 53 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.

“O SEST SENAT tem o compromisso com o país de capacitar os trabalhadores e oferecer atenção às famílias e aos colaboradores que pertencem à cadeia do transporte. Ampliamos a nossa atuação em Nova Friburgo, o que representa um novo ciclo do transporte para essa região”, enaltece o presidente do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), Vander Costa, durante a cerimônia.

Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro, Eduardo Rebuzzi, a nova unidade vai garantir mais acesso a serviços de excelência. “Nova Friburgo tem uma importância significativa para o estado e a nova unidade vai ampliar a atuação do SEST SENAT na região, pois está em um local estratégico na cidade, com fácil acesso para os clientes. Uma estrutura bem maior do que tínhamos antes e em um prédio próprio e que vai gerar um impacto muito importante para a sociedade. Tenho certeza de que será um sucesso com alto potencial de atendimento na área de saúde e na capacitação profissional”, destaca Rebuzzi.

Estrutura

A nova estrutura tem 1.845,29 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e uma sala de treinamento da EaD, com capacidade para 18 alunos. Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios.

Homenagem

A nova unidade recebe o nome de Manoel Lúcio Rodrigues Ferreira, falecido em 2000. Ele atuou, de forma pioneira, no setor de transporte de cargas e de passageiros da região. Manoel Lúcio, conhecido pelo apelido de Lucas, começou a trabalhar como motorista de fretes na década de 1930. Em 1938, junto ao seu irmão e a outro sócio, fundou a Ferreira e Canto Cia Ltda., primeira empresa de transporte de cargas do município. Na década de 1950, fundou a Friburgo Auto Ônibus Ltda. (Faol), que, até hoje, é referência no serviço de transporte coletivo da cidade. Também esteve à frente da fundação de outras duas empresas entre 1950 e 1960: Rodoviário Fluminense e a Transportadora Suíça Brasileira. No evento de inauguração, ele será representado pelo filho Carlos Alberto Ferreira.

Expansão

A unidade do SEST SENAT de Nova Friburgo é a terceira a ser inaugurada no Brasil, em 2023. Ao todo, o país já conta com 162 unidades, sendo nove delas no Rio de Janeiro. Essa inauguração integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

O quê: Inauguração da nova unidade do SEST SENAT de Nova Friburgo

Quando: 30 de maio, às 14h30.

Onde: Avenida Eugênio Gaiser, n.º 364, Centro.