Nesta sexta-feira (8), foi inaugurada a nova unidade do SEST SENAT em Pirapora (MG). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A capacidade é de cerca de 53 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, os seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte. A nova unidade está localizada na rua Doutor Duque, 1.800, bairro Bom Jesus.

A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Dentre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia e nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, que já eram disponibilizados na antiga unidade. O valor do investimento na nova sede é de R$ 15 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários.
O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirma que, com a inauguração da nova unidade em Pirapora, o SEST SENAT reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Em cada uma das nossas unidades operacionais, é possível desfrutar de uma estrutura completa, com salas conectadas e digitais, que elevam a qualidade do aprendizado; e não poderíamos deixar de trazer uma estrutura como essa para atender ao norte de Minas Gerais. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.
Para o presidente da Fetram (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais) e do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais, Rubens Lessa, a nova unidade vai garantir a ampliação dos serviços de excelência para todos os profissionais do transporte que movimentam a região. “Pirapora é o segundo maior polo industrial do norte de Minas Gerais, sendo uma das mais importantes economias exportadoras do estado, com suas indústrias de ferro, silício, ligas de alumínio e tecidos, localizadas estrategicamente às margens da BR-365 e da BR-496. A nova unidade vai permitir um trabalho ainda mais focado na transformação da realidade dos trabalhadores do transporte e na qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas transportadoras”, destacou Lessa.
A nova unidade recebeu o nome de Guilherme Theo Sampaio, atual diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em reconhecimento ao seu esforço e à sua dedicação em prol do setor de transporte. Na oportunidade, o homenageado ressaltou a gratidão e a alegria de ter seu nome na unidade. “É um grande orgulho eu estar aqui pela vinculação pessoal e afetiva que tenho com o município, com a região e, sobretudo, com o próprio transporte. Uma homenagem como essa vai além de mim e se estende para a cidade de Pirapora. Essa unidade vai trazer mais do que uma bela estrutura, mas, também, uma perspectiva maior de desenvolvimento, gerando emprego, renda, capacitação, formação e assistência à saúde para a comunidade da região. Quero continuar contribuindo para o maior desenvolvimento do setor”, afirmou Guilherme Theo durante a cerimônia.
Estrutura
A nova estrutura tem 1.889,17 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.
Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos.
Homenagem
A nova unidade recebe o nome de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, atual diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Com mestrado em Direito Econômico e pós-graduação em Direito Processual, Sampaio tem larga experiência no setor transportador, já tendo trabalhado na CNT, no Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais) e na Fetcemg (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Minas Gerais) e foi membro titular da Cetel (Câmara Técnica de Esforço Legal), vinculada ao Conselho Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura.
Expansão
Com a nova unidade de Pirapora, o SEST SENAT possui 164 unidades no Brasil, sendo 26 delas em Minas Gerais. A inauguração desta sexta-feira (8) integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.