O SEST SENAT realizou, nesta quinta-feira (4), o lançamento da turma-piloto de 2024 do projeto Motorista Série A em Rio Brilhante (MS). O evento ocorreu na filial da empresa Unidas – de locação de frota de veículos pesados –, na cidade sul-mato-grossense. Na ocasião, apresentou-se para os profissionais da empresa o projeto, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar motoristas que desempenham com excelência suas funções, possibilitando uma ressignificação da imagem do motorista como relevante e com alto valor agregado para a economia e a segurança social. O lançamento teve a presença dos analistas responsáveis pela execução do projeto, Christian Riger, da Gerência Executiva de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT; e Rebecca Rosal, da Gerência Executiva de Promoção Social do SEST SENAT.

Agora, os profissionais da Unidas interessados em participar do Motorista Série A podem se inscrever no site do projeto. Com as inscrições realizadas, equipes do SEST SENAT de unidades da região entrarão em contato com eles para fazer o cadastro e iniciar o projeto. Serão ofertadas 300 vagas no total.

Ao longo do ano, os participantes vão cumprir um plano de desenvolvimento profissional e serão submetidos a testes para medir a evolução de suas competências e habilidades bem como o quanto suas características profissionais estão aderentes ao perfil desejado pelo mercado de trabalho.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, fala sobre a importância do Motorista Série A para o desenvolvimento profissional dos motoristas e do setor. “Esse é um projeto de identificação, valorização e reconhecimento de motoristas de excelência. É importante, porque eles recebem uma certificação que os coloca em um nível diferenciado, destacando seu comprometimento com a qualidade e a segurança no trânsito”, conclui.

A Unidas foi escolhida para testar a escalabilidade do programa. Como a empresa tem filiais em pontos diversos do país, em algumas cidades que têm unidades do SEST SENAT e outras que não têm, ela é um bom parâmetro para entender como vai se dar a operação e como vai ser feito o atendimento em diferentes tipos de unidades. Além disso, a Unidas se mostrou interessada em implementar um programa de valorização e retenção de motoristas e aceitou usar o projeto do Motorista Série A para isso.