O SEST SENAT inicia, nesta semana, a oferta de novos serviços para caminhoneiros em todo o país. As iniciativas visam proporcionar melhor qualificação, com foco na visão empreendedora, e mais cuidados com a saúde desses profissionais.

Certificação Profissional 

Para oferecer um serviço de excelência, fazer a manutenção do veículo e ter lucro no fim do mês, todo caminhoneiro precisa ser um bom gestor. Foi pensando no desenvolvimento desse profissional que o SEST SENAT e a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) uniram forças para criar a Certificação Profissional para Caminhoneiros Autônomos de Transporte de Cargas.

As entidades identificaram que habilidades são indispensáveis na formação dos caminhoneiros autônomos e propuseram um caminho de aprendizagem em cinco módulos, em formato de educação a distância.

A capacitação se completa com o curso presencial de Eficiência Energética, que é oferecido nas unidades operacionais do SEST SENAT. A prova prática é realizada nos simuladores de direção do SEST SENAT. Ao concluir todos os módulos e com a aprovação na prova prática, o caminhoneiro recebe a Certificação Profissional.

Para saber mais sobre a Certificação Profissional para Caminhoneiros Autônomos de Transporte de Cargas, acesse aqui.

Cartão de saúde

Um acordo de cooperação assinado pelo SEST SENAT e pelo Ministério da Saúde vai garantir a distribuição de 500 mil exemplares do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras. O documento é destinado a motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas para que, ao acessarem as unidades de Atenção Primária em Saúde (APS), tenham melhor acompanhamento do tratamento. 

As primeiras unidades dos cartões começam a ser distribuídas nesta semana pelas unidades operacionais do SEST SENAT localizadas nas capitais. Até o final do mês, as demais unidades também darão início à distribuição.

“A parceria com o SEST SENAT é de suma importância para incentivar o cuidado à saúde dos caminhoneiros e das caminhoneiras que, por conta de suas jornadas itinerantes de trabalho, encontram dificuldades de acessar os serviços da APS. Assim, esse acordo para a distribuição do cartão se apresenta como um instrumento facilitador de acesso à saúde para essa população”, afirmou o secretário da Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, explica que a parceria com o Ministério da Saúde é estratégica para fortalecer ainda mais a rede de cuidados a esses profissionais, que são essenciais para o desenvolvimento do Brasil. “Uma das missões do SEST SENAT é oferecer atendimentos de qualidade aos caminhoneiros brasileiros. Como passam a maior parte do tempo nas rodovias, eles têm mais dificuldade de cuidar da saúde. Por isso, é muito importante uma política de saúde que os privilegie e tenha um cuidado especial com eles. As equipes das nossas 157 unidades estão sendo preparadas para distribuir os cartões e orientar esses trabalhadores da melhor maneira possível.”

Veja a unidade mais próxima aqui.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2021 - Confederação Nacional do Transporte