Termina nesta sexta-feira (1º/3) o prazo para as inscrições no processo seletivo que ofertará 1,8 mil vagas em Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Espírito Santo. O SEST SENAT — juntamente com outras entidades do Sistema S — ofertará cursos em distintas áreas de atuação. A iniciativa foi possível após o estabelecimento de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) fechado na última semana com a Secretaria da Educação capixaba (Sedu-ES).

As vagas são destinadas aos estudantes da rede pública estadual, da 1ª e 2ª séries do ensino médio regular, ou da 1ª e 2ª etapas da educação de jovens e adultos (EJA). As regras do acordo e a participação dos candidatos no processo seletivo estão dispostas no Edital nº 10/2024, lançado pelo governo local.

Ao SEST SENAT, coube a ministração de dois cursos: Logística e Segurança do Trabalho. O primeiro será disponibilizado nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e de São Matheus; já o segundo será ofertado em Cariacica.

Além disso, há a previsão de formação nas áreas de desenvolvimento de sistemas, eletrotécnica, guia de turismo, mecânica, administração, eventos, recursos humanos, sistemas de energia renovável, design de interiores e informática para internet — esses, ministrados pelas instituições parceiras.

A relação dos candidatos classificados para as vagas será divulgada no dia 4 de março e disponibilizada pela página selecaoaluno.es.gov.br, a partir das 12h, conforme as regras do edital.

Os selecionados devem ficar atentos ao prazo de matrícula, que se inicia logo após o anúncio do resultado, no dia 5 de março.

Para conferir todos os detalhes da seleção, os interessados devem acessar o site selecaoaluno.es.gov.br, ler o edital com atenção e seguir os passos para a candidatura.