A manhã desta sexta-feira (22) foi marcada pela primeira aula no Centro de Treinamento Aquaviário, localizado na unidade do SEST SENAT em Belém (PA). O espaço é um marco para o transporte aquaviário do Norte do país. Equipado com um simulador de última geração, o Centro vai promover melhorias na capacitação de profissionais do segmento, elevando o padrão de segurança e a eficiência da navegação.
A aula inaugural foi do curso Gerenciamento de Recursos de Passadiço – Bridge Resource Management (BRM), que tem duração de quatro dias, totalizando 24 horas-aula. O curso vai proporcionar aos profissionais conhecimentos e habilidades de liderança e trabalho em equipe em níveis operacional e gerencial a bordo. O cronograma do curso é formado por: gestão eficaz de recursos; gestão de pessoal; convenções e recomendações de navegação e legislação nacional; gerenciamento da carga de trabalho e distribuição das tarefas; e técnicas de tomada de decisão em diversas situações.
A primeira turma tem 10 alunos, todos colaboradores da Transportes Bertolini, o maior conglomerado de logística em integração rodofluvial do Brasil. A capacitação é ministrada pela STC Group (Shipping and Transport College Group), provedor internacional de educação em transporte e logística marítima, com sede na Holanda. O curso será ministrado por Patrick Wells, instrutor e diretor executivo da STC na África do Sul.
A segunda turma do curso de Gerenciamento de Recursos de Passadiço será realizada de 29/11 a 3/12, com profissionais de outras empresas da região. E, a partir do mês de janeiro, o Centro de Treinamento Aquaviário também irá sediar o curso de Navegação e Movimentação de Embarcações.
O Centro é um complexo de três ambientes. Cada um deles foi concebido para receber atividades de ensino teórico e prático, proporcionando a futuros marinheiros, capitães, pilotos, mestres e contramestres fluviais conhecimento e uma experiência imersiva em ambientes simulados.
Na sala principal do Centro fica o simulador aquaviário. Com tecnologia de ponta desenvolvida pela Technomar Engenharia, o simulador replica a cabine de comando de uma embarcação. Nela, o aluno vivencia, de maneira realista, a experiência da condução. Em outra sala, fica o instrutor, que determina como será o exercício simulado. Ele define qual será a embarcação, bem como as condições de navegação, o clima e outros imprevistos com os quais o aluno precisará lidar.
Ao todo, o equipamento simula 12 tipos de embarcações, 16 percursos e vários portos brasileiros, como os de Belém, Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), destacando simulações nos principais portos do Arco Norte, como Barcarena (PA), Santarém (PA), Santana (PA) e Itacoatiara (AM).