O SEST SENAT realiza, durante esta semana, uma nova ação para testagem da covid-19 em trabalhadores do transporte rodoviário de cargas. Estão sendo disponibilizados mais 3 mil testes rápidos em Rondonópolis (MT). Os testes foram doados pela empresa Rumo.

A ação está sendo realizada até sexta-feira (14), das 8h às 16h, no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) da BR-364, km 211. A iniciativa conta com a parceria da concessionária Rota do Oeste, da Secretaria de Saúde de Rondonópolis, da PRF e da Trizy.

Os testes rápidos levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19.

Próxima semana

A partir do dia 17 de agosto, a unidade de Rondonópolis também realizará uma nova ação para a testagem de motoristas profissionais de cargas e caminhoneiros autônomos. A iniciativa faz parte da aliança Todos pela Saúde.

Inicialmente, foram doados 20 mil testes RT PCR para a testagem em Rondonópolis, sendo que 50% desse montante é prioritariamente para a aplicação em motoristas profissionais de cargas e caminhoneiros autônomos, com ou sem sintomas. O restante será destinado à população sintomática do município e para pessoas que tiveram contato direto com pacientes diagnosticados com a covid-19 (serão testadas até cinco pessoas).

A testagem será realizada por meio de agendamento na unidade do SEST SENAT de Rondonópolis. Em breve, traremos novas informações sobre essa iniciativa.

Atuação do SEST SENAT

O SEST SENAT disponibilizou, em junho, 39.900 testes rápidos para a testagem de caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte de cargas, motoristas e cobradores do transporte coletivo de passageiros durante a quarta fase do Transporte em Ação – Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus.

A amostragem de 36.692 testes realizados revela que 90,5% apresentaram resultado negativo para a doença; e a taxa de infecção (resultados positivos) foi de 8,6%. O restante (0,9%) foi inconclusivo.

Entre aqueles trabalhadores que disseram não apresentar sintomas da doença, 6,9% foram diagnosticados com a covid-19. Entre aqueles que apresentavam sintomas, 22% testaram positivo para a doença.

O detalhamento dos resultados pode ser consultado no Painel de Testagem no Transporte Rodoviário.

O painel foi desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o SEST SENAT. Os dados são estratégicos para direcionar ações das empresas do transporte e do poder público durante a pandemia. Além disso, são produto de uma ação setorial inédita, com o propósito de aprimorar e ampliar a prestação de serviços do SEST SENAT para as empresas do setor e para toda a sociedade.