O SEST SENAT foi agraciado, nesta terça-feira (5), em Brasília, com o Prêmio Senatran 2024, que reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito. O projeto Motorista Série A garantiu a premiação, destacando o compromisso da Instituição com a valorização e o cuidado dos profissionais do transporte. A cerimônia contou com a presença de Roberta Diniz, gerente executiva de Desenvolvimento Profissional, e dos analistas Christian Riger e Rebecca Rosal, que receberam a homenagem em nome da Instituição.
O projeto Motorista Série A conquistou o primeiro lugar na categoria "Projetos, Ações ou Programas Voltados à Promoção da Segurança no Trânsito, Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida dos Trabalhadores do Setor de Transporte", reforçando o impacto positivo da iniciativa para os profissionais e a sociedade.
Em nome do SEST SENAT, Roberta Diniz expressou sua gratidão pelo reconhecimento, destacando a relevância do projeto Motorista Série A diante da escassez de motoristas qualificados no setor. “A iniciativa está cumprindo seu propósito de reter os melhores profissionais, oferecendo um conjunto de ações que valorizam e reconhecem o desempenho de quem se destaca no trabalho”, afirmou.
Roberta explicou que o projeto é uma resposta direta aos desafios do setor, que, muitas vezes, precisa contratar motoristas menos qualificados devido à falta de opções. “Essa situação pode impactar tanto a segurança nas estradas quanto a eficiência operacional e econômica. Por isso, o SEST SENAT investe continuamente na atração, qualificação e saúde dos motoristas, contribuindo para a segurança viária e a excelência do transporte”, acrescentou.
A cerimônia, realizada na sede do Ministério dos Transportes, também premiou outras entidades, reforçando a importância do setor para a segurança e o desenvolvimento do país.
Em seu discurso, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou a dificuldade de mudar a cultura do país no que diz respeito ao trânsito e à segurança viária. “Parece que há uma certa normalização da mortalidade no trânsito. Eu sinto que todos nós que trabalhamos com o trânsito meio que gritamos para que as pessoas ouçam e se preocupem com a gravidade desse tema”, declarou. Segundo ele, essa precisa ser uma luta interinstitucional que necessita chegar ao coração e à mente das pessoas.
Para isso, entidades como o SEST SENAT e a Senatran atuam, ativamente, para mudar a realidade do país com campanhas educativas, a exemplo do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito, e de iniciativas como o Motorista Série A.
O que é: trata-se de um programa integrado que reconhece e valoriza motoristas profissionais que desempenham o seu trabalho com excelência. As competências dos trabalhadores são medidas com base em três grupos: especialização profissional; mercado e gestão; e saúde e bem-estar.
Como funciona: os motoristas participam de diagnósticos de saúde e técnico-profissionais, além de avaliações sobre a forma de conduzirem seus veículos. Em seguida, passam por ações de desenvolvimento e reconhecimento em etapas regionais e nacional. Vale destacar que a metodologia foi desenvolvida em colaboração com transportadores e embarcadores de modo a assegurar que o projeto atenda às necessidades do mercado.