Chris standing up holding his daughter Elva
Para facilitar as ações e integrar os trabalhos do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte –, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) desenvolveu, recentemente, um sistema nacional de informações. O preenchimento dos dados é feito pelos próprios técnicos do Despoluir, responsáveis pelas aferições dos veículos nas empresas de transporte.

A coordenadora nacional do Programa, Marilei Menezes, falou sobre a importância do cadastro – das empresas e dos veículos – serem registrados de forma correta, sem informações incompletas. “Os dados são usados para estudos e pesquisas. São importantes para a formulação de políticas públicas que discutimos com o governo”, explicou.

Marilei também destacou os benefícios que o Despoluir trouxe à população, desde a implantação em 2007. “O percentual de aprovação dos veículos aumenta a cada ano. Eles estão consumindo menos combustível, emitindo menos poluentes. Hoje, quase 90% da frota aferida é aprovada”, disse.

Reaproveitamento da água
O gerente de projetos do Despoluir, Eduardo Vieira, trouxe aos técnicos e coordenadores orientações de como conservar e reutilizar a água. Segundo Viera, esse é um recurso escasso, cujo desperdício envolve um custo ambiental e econômico às empresas. Ele mostrou quais são as etapas necessárias para possibilitar a reutilização da água.

Um exemplo, citou o gerente, refere-se à lavagem de caminhões. Se a organização implantar um processo para reaproveitar a água, capaz de separar a areia e o óleo, o recurso poderá ser reutilizado e trazer economia. “Muitas empresas não implementam esse método por falta de conhecimento”, explicou.

Opacímetro
O engenheiro mecânico Vinicíus Ladeira, que já fez parte da equipe do Despoluir, falou sobre as facilidades para a utilização do opacímetro – equipamento utilizado para medir a quantidade de fumaça emitida pelos veículos. “O aparelho é operado por apenas uma pessoa, de fácil verificação e serve de subsídio para a manutenção preventiva”, esclareceu.

De acordo com Ladeira, alguns cuidados precisam ser tomados para prolongar a vida útil do instrumento. Alguns conselhos, por exemplo, foram: limpar as lentes do equipamento, verificar as condições de cabos e conectores e o tamanho correto dos fusíveis de proteção, além de fazer o backup dos dados.

?

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte