O Programa Nacional LGPD no Transporte é um dos três finalistas do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados. A premiação é um reconhecimento das iniciativas de impacto para a cultura de privacidade e que contribuam para disseminar boas práticas em tratamento de dados, conforme os preceitos da lei nº 13.709/2018. Também são finalistas o Grupo Globo e o Grupo Sabin. Os vencedores serão divulgados em 15 de junho.

Iniciado em 2020, o Programa Nacional LGPD no Transporte foi criado com o objetivo de preparar o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e as empresas do setor para o novo ambiente legal. Desenvolvido em três vertentes (sensibilização, capacitação profissional e aplicação), o Programa inclui a realização de eventos, a produção de material informativo e a oferta de cursos. Para concretizá-lo, o Sistema teve a consultoria do saudoso professor Danilo Doneda, que foi um dos autores do anteprojeto que resultou na Lei.

Um dos maiores êxitos do Programa é o Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor de Transporte (publicador.sestsenat.org.br/arquivos/b37861f6-e632-45d7-89ca-e8cdbca3d267.pdf). Voltada para a realidade das empresas, a publicação apresenta, de forma objetiva, uma série de protocolos para o tratamento de dados. O Guia contempla todos os modais do transporte e dá um passo importante rumo à autorregulação do setor.

Quer saber mais sobre a LGPD e a atuação do Sistema Transporte?

O Sistema reuniu todo o seu material e as ações referentes ao assunto na página lgpd.cnt.org.br. Com isso, o conhecimento sobre a proteção de dados pessoais no setor de transporte fica armazenado em um só lugar, de acesso amplo e democrático.