O Sistema Transporte foi homenageado, nessa quarta-feira (2), em Porto Alegre (RS), pelo trabalho solidário realizado durante e após as inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. A honraria foi concedida pela Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul) por meio do Troféu Alma Gaúcha, criado para reconhecer empresários, representantes do setor de transporte, associações, governos e veículos de comunicação que se destacaram por suas ações solidárias durante a tragédia climática.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, recebeu a homenagem das mãos do presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, em nome da CNT (Confederação Nacional do Transporte). Ele esteve acompanhado do diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, também citado no evento. A cerimônia ocorreu logo após o painel “Caminhos para o Transporte Sustentável”, promovido pela Fetransul para discutir alternativas energéticas e sustentabilidade no setor.

O evento reuniu representantes de federações e sindicatos do transporte da região, além de autoridades como o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). Também foram agraciadas personalidades que desempenharam papéis fundamentais no apoio às vítimas, como o ex-jogador da Seleção Brasileira Dunga, cuja iniciativa Seleção do Bem ajudou na construção de 22 casas para famílias afetadas.

Sustentabilidade e renovação de frota

A cerimônia foi aberta pelos presidentes da Fetransul, Francisco Cardoso, e do Sistema Transporte, Vander Costa. Durante o evento, Cardoso destacou a importância da viabilidade econômica e da responsabilidade compartilhada no processo de descarbonização do setor. Já Vander Costa reforçou a necessidade de um programa nacional de renovação de frota para acelerar a redução de emissões e viabilizar uma transição energética eficiente no transporte.

O painel contou com a participação da gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos, que apresentou um panorama sobre o uso de diesel verde, biometano e eletromobilidade nas principais economias mundiais. Ela também destacou os avanços do Despoluir, o maior programa ambiental privado do transporte no Brasil, que já realizou mais de 4,8 milhões de avaliações veiculares ambientais desde 2007.

Setor mobilizado

Logo após as enchentes de maio de 2024, a CNT realizou uma pesquisa para medir os impactos do desastre nas empresas de transporte, fornecendo subsídios para ações de recuperação do setor e da economia local.

Além disso, o SEST SENAT mobilizou sua rede de unidades no estado para apoiar as vítimas, oferecendo abrigos, atendimento psicológico gratuito e suporte aos transportadores, além de funcionarem como centros logísticos de doações. As ações reafirmam o compromisso do Sistema Transporte com a responsabilidade social e o desenvolvimento do setor. 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte