De 5 a 16 de junho, o Sistema Transporte participa da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra. Neste ano, a entidade integra a bancada dos empregadores e se une aos trabalhos da Comissão IV (Aprendizagem de Qualidade), da Comissão V (Discussão Recorrente sobre Proteção do Trabalho) e da Comissão VI (Uma Transição Justa).

Maior evento trabalhista do mundo, a cúpula funciona como instância decisória da OIT. A Conferência é composta por sessões plenárias e comissões técnicas, e os debates são realizados na sede da OIT e, também, no Palácio das Nações, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao fim das jornadas, são colhidos os pareceres das delegações tripartites dos 187 Estados-membros. As delegações são compostas por: dois delegados do governo; um delegado dos empregadores; e um delegado de trabalhadores, além de consultores técnicos.

A delegação tripartite brasileira é formada pelas seguintes entidades: CUT, UGT, FS, NCST, CTB e CSB, em nome dos trabalhadores; CNT, CNA, CNC, CNI, CNTUR e CNSaúde, da parte dos empregadores; e representantes do governo brasileiro. Nesta edição, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é a delegada dos empregadores.

Entre outros pontos, a delegação brasileira defende o reconhecimento, pela OIT, da importância da qualidade da aprendizagem. Também pleiteia, junto aos Estados-membros, a edição de uma Recomendação sobre a temática.

Em nome do Sistema Transporte, comparecem ao encontro o presidente da CNT, Vander Costa; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; e o diretor de relações institucionais da CNT, Valter Souza.