Às vésperas da celebração do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado em 27 de julho, o Sistema Transporte marcou presença em uma relevante iniciativa do Ministério do Trabalho, que trouxe à tona reflexões acerca da importância das normas de Segurança e Saúde no Trabalho para a eliminação de acidentes.

Coube ao gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Frederico Toledo Melo, a missão de participar de uma palestra virtual que, nesta sexta-feira (26), reuniu entidades de peso, como a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o MPT (Ministério Público do Trabalho), a Justiça do Trabalho, além de associações e federações representativas.

Ao reiterar o posicionamento do Sistema Transporte, que defende e estimula as melhores práticas de prevenção contra o acidente e o adoecimento no trabalho, Toledo discorreu sobre a aderência às normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalho. Isso no contexto em que, embora essas normas estejam em vigência há 50 anos, muitos empregadores, especialmente os pequenos, ainda as desconhecem.

Além disso, uma parcela significativa não as aplica em seus estabelecimentos, o que contribui para estatísticas preocupantes. Para se ter ideia, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2002 e 2022, o Brasil registrou uma média anual de 602.513 acidentes do trabalho, incluindo doenças do trabalho, que resultaram na média de 2.588 acidentes de trabalho fatais por ano, além de milhares de incapacitações permanentes.

Frederico Toledo Melo destaca a importância de ações que revertam essa situação, especialmente porque os números apresentados consideram apenas os registros advindos de comunicações de acidentes do trabalho (CAT) e não contabilizam casos subnotificados e que envolvam trabalhadores não segurados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para o gerente executivo, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho joga luz sobre análises essenciais para que a saúde e a segurança no trabalho sejam encaradas como um investimento essencial, e não como um custo, já que o objetivo é proteger a vida dos trabalhadores e otimizar os recursos das empresas e do Estado. “A nossa participação na palestra da CANPAT é uma oportunidade de demonstrar o compromisso do setor de transporte com a causa”, disse.

Para finalizar, Frederico Toledo ressaltou a fundamental importância de uma legislação sólida que atenda aos interesses dos transportadores, além das ações práticas do SEST SENAT que buscam melhorar a gestão de saúde e de segurança no ambiente de trabalho para os trabalhadores e as empresas.